Semanário Regionalista Independente
Sexta-feira Abril 19th 2024

1) Separata “Espírito Santo”

O Jornal de Sintra publica esta separata dedicada ao tema do Espírito Santo no âmbito do regresso das Festas do Divino ao Penedo, na freguesia de Colares, após 10 anos de interregno e do intercâmbio resultante da Mostra das Festas do Espírito Santo realizada no dia 22 de Maio, que trouxe a Sintra o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Andrade (as Festas do Divino Espírito Santo nos Açores nunca deixaram de ser comemoradas desde a sua primeira celebração que, segundo o próprio vereador, foi em 1666, conforme referências históricas).

Assim sendo, publicam-se artigos de estudiosos que se dedicaram à investigação da temática Divino Espírito Santo e outros artigos relacionados, que contextualizam estas celebrações. De notar que o Penedo é o único local no continente português que continua a comemorar, após algumas pausas, o Divino Espírito Santo da mesma forma que sempre se comemorou, revivendo sempre os rituais da coroação do “imperador”, a partilha dos alimentos com os mais desfavorecidos e a corrida do touro à corda.

NR: Jornal de Sintra agradece ao Centro Nacional de Cultura o interesse dispensado ao nosso projecto de trabalho e ao seu encaminhamento para a dra. Antonieta Costa / Açores.

Agradece-se também o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas pela disponibilidade e cedência de um artigo sobre as Festas do Divino Espírito Santo no Penedo.

Artigo publicado na “Separata Espírito Santo” na edição de 4 de Junho de 2010

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.