Azares e astúcia adversária dão perda da camisola amarela.
Decorreu no último fim-de-semana, 25 e 26 de março, a XV Volta ao Concelho de Almodôvar em Ciclismo. Sendo esta uma das provas com mais mística do calendário nacional master, e que conta sempre com a presença de quase todas as equipas nacionais, nesta edição marcaram presença 159 ciclistas em representação de 29 equipas nacionais.
A equipa de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic participou nesta prova com dez ciclistas (Paulo Pereira, João Letras, Jorge Letras, Paulo Simões, Jorge Marques, Pedro Dias, Raul Ribeiro, Humberto Pereira, João Camocho e Edson Boaron ).
A primeira etapa e início da XIV Volta ao Concelho de Almodôvar, decorreu na tarde do dia 25, com partida em Almodôvar e chegada ao Alto de Santa Clara, etapa composta por 107 km e cerca de 2000 metros de acumulado. Logo no inicio da etapa, deu-se uma queda, estando envolvido o atleta do CRP Ribafria Pedro Dias e Humberto Careca a ficar cortado.
Após a passagem do último prémio de montanha da etapa, o pelotão fracionou e deu-se uma fuga de cinco ciclistas, onde se encontrava Paulo Pereira, atleta do CRP Ribafria. O grupo perseguidor viria a alcançar a fuga, onde estava Jorge Marque e João Letras. Os atletas do Grupo Parapedra/Dinazoo / Riomagic estiveram sempre na discussão da etapa, e no fim de um excelente trabalho de equipa, João Letras venceu a etapa, conquistando a camisola amarela, a camisola verde ( líder das metas volantes ) e a camisola branca, líder da classificação do escalão elites.
Nesta primeira etapa a equipa Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic conquistou o 2º lugar coletivamente. No dia seguinte, da parte da manhã, decorreu a 2.ª etapa composta por 72,6 km, com partida em Semblana e chegada a Almodôvar.
Cerca de 20 km deu-se uma fuga de 5 atletas com dois atletas do CRP Ribafria no grupo da fuga (Raul Ribeiro e Jorge Marques). Os azares e a astúcia dos restantes três elementos da fuga, ditaram a perda da camisola amarela nesta etapa. Paulo Pereira tinha tido uma paragem de digestão durante a noite, ao inicio da manhã parecia estar recuperado, mas foi incapaz de estar na frente e ajudar a equipa como era desejado, já Paulo Simões viria a cair e desistir. A equipa ficou assim vulnerável, sem o carro de apoio da equipa a poder passar para a frente do pelotão a fim de dar indicações aos dois atletas, pois a fuga nunca atingiu 1 minuto. Jorge Marques a faltar cerca de 15 km percebeu que alguma coisa se estava a passar com a equipa e descaiu para tentar ajudar a anular a fuga, mas apenas foi possível retirar tempo, não conseguindo a equipa anular a mesma.
A última etapa decorreu da parte da tarde, sendo composta por um circuito fechado de 10 voltas que perfizeram um total de 45 km. Mesmo em desvantagem com menos dois atletas, importantes nas movimentações da equipa, a equipa resolveu partir para o ataque. A equipa tentou vários ataques, sofreu contra-ataques, mas nunca conseguiu vantagem, apenas foi fracionado o pelotão, ficando o grupo reduzido na frente a 10 atletas, com João letras a sprintar e a cortar a meta em 2º lugar. A equipa do CRP Ribafria – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic acaba a XV Volta ao Concelho de Almodôvar, em 2º lugar da geral individual e 2º lugar coletivamente, vencendo uma etapa e o 2º classificado no escalão elites.
Paulo Pereira acabou por dar entrada no hospital, assim como Paulo Simões, os quais esperamos que recuperem rápido. Aproveitamos para desejar as rápidas melhoras aos dois atletas feridos gravemente durante a prova. Embora seja um resultado bastante positivo, tem um sabor agridoce, pelas circunstâncias em como a camisola amarela é perdida, mas estamos muito orgulhosos dos nossos atletas, pela garra e pelos resultados obtidos, é certo que não conseguimos vencer a geral individual, mas estivemos sempre na luta e representámos com grande evidencia e destaque o CRP Ribafria e todos os patrocinadores.
(fonte e fotos: CRP Ribafria/Grupo Parapedra)