A prova foi composta por 10 voltas, num circuito de 9,5km e a tendo a equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, participado nesta competição com 10 atletas ( Paulo Pereira, Paulo simões, João Letras, Jorge Marques, Helder Pereira, Edson Boaron, Jorge Letras, Humberto Pereira, Gonçalo Santo e Anibal Santo).
A equipa focou-se no objetivo de trazer dois campeões regionais, Paulo Pereira e Paulo Simões, e se possível, lutar por vencer a prova. Com alguns azares iniciais, avaria e furo de dois atletas, a equipa conseguiu eliminar algumas tentativas de fuga que não eram do interesse da mesma, e a passagem da terceira volta Paulo Pereira do CRP Ribafria, conseguiu entrar numa fuga com outro adversário, chegando a ter cerca de dois minutos vantagem sobre o pelotão. A fuga interessava a equipa, e por isso, a faltar 3 voltas para o final e com o seu colega de fuga a pouco colaborar, o pelotão começou a reduzir tempo aos fugitivos. Como a fuga era de interesse para Paulo Pereira, pois caso conseguisse chegar sem serem alcançados pelo pelotão, era campeão regional de elites, Paulo Pereira assumiu as despesas até ao final, conseguindo com que o pelotão não alcançasse a fuga, mas a cortar a meta em segundo lugar, com o seu adversário a tirar partido do seu desgaste, mas como havia sido planeado, a sagrar-se campeão regional de Santarém de Elites.
No pelotão a equipa apenas estava focada em Paulo Simões, e em levar o mesmo a cortar a meta em 1º no escalão M40, para este se sagrar campeão regional, objetivo que foi conseguido. A equipa do CRP Ribafria, conseguiu assim conquistar dois títulos de campeão regional de Santarém.
Paulo Pereira foi ainda o vencedor da camisola verde e vencedor do escalão elites.
Paulo Simões foi também vencedor no escalão M40.
Coletivamente a equipa conquistou o 2º lugar. Não foi uma corrida que correu na perfeição, mas foi uma corrida perfeita, onde apenas falhou o 1º lugar da geral individual, mas foi conquistado o 2º lugar da geral individual.
João Letras vence “1.º Circuito Ciclista da Benedita”
Além da responsabilidade da organização, a sua equipa de ciclismo tinha muita pressão sobre si, pois corria em casa, frente ao seu público e com todo o pelotão a querer que a equipa fosse derrotada em casa. A organização do evento teve alguns percalços iniciais, pois da parte da manhã, a chuva complicou a montagem de toda a preparação para o espetáculo da tarde. Ainda assim, foi possível organizar e montar todos os preparativos para a prova.
Na Praça de José Damasceno Campos o CRP Ribafria, colocou o pódio e os prémios em exposição, bem como uma roulotte com bebidas e um porco no espeto oferta da SERMAR, a disposição de todos os espetadores, sem qualquer custo, onde apenas havia uma caixa para o recebimento de um donativo, caso o quisessem doar.
Cerca das 14 horas, já o speaker da Volta a Portugal, António Teixeira Correia estava ao microfone saudando os espetadores, a Rua Rei da Memória estava cortada ao trânsito com baias de segurança e lonas de publicidade dos patrocinadores da equipa colocadas. Os acessos onde o percurso passava sinalizados e cortados, pela GNR com colaboradores do CRP Ribafria a ajudar. Em frente à Praça de José Damasceno Campos, estava instalada a meta, com um pórtico de meta e o local para os comissários da FPC, para o controlo da prova e passagens na meta, e um pouco atrás, um carro cedido pela Benecar, para transportar o comissário na prova. Estavam reunidas todas a condições para um verdadeiro espetáculo de ciclismo.
A prova foi composta por 18 voltas de 4,2 km, perfazendo o total de 75 km, onde além dos prémios da Geral individual, coletiva e escalões, havia ainda em disputa 3 metas volantes, a passagem da 5 volta a meta volante Ginásio Dino`s, a passagem da 10 volta, a meta volante Riomagic, a 15 volta a meta volante Benecar, havendo também o prémio da volta mais rápida atribuído pela Profiserv. Cerca das 15 horas e 15 minutos, procedeu-se a chamada dos cerca de 70 atletas, das várias equipas nacionais para a linha de partida.
Antes de ser dada a partida, a Ex.ª senhora presidente da freguesia, Maria de Lurdes Lopes Pedro, esteve ao microfone do speaker Teixeira Correia, agradecendo a presença de todos os atletas e publico e desejou boa corrida a todos os atletas. Cerca das 15h30 minutos deu-se o inicio da prova, uma prova desde o inicio atacada e por isso a acabar com uma velocidade superior a 42 km/h.
A equipa do CRP Ribafria tinha a lição e estratégia bem estudada, e durante toda a corrida cumpriu a mesma, nunca permitindo fugas. Nas duas últimas voltas a equipa do CRP Ribafria assumiu o comando do pelotão, não permitindo qualquer ataque ou tentativa de fuga, vindo a corrida a ser discutida ao sprint, com o atleta do CRP Ribafria, João Letras ser o mais forte e a vencer o 1 Circuito da Benedita. Com a velocidade imposta pela sua equipa na ultima volta, João Letras venceu também a volta mais rápida e o escalão elites. Ainda da equipa do CRP Ribafria, Edson Boaron foi o 2º classificado M40 e Anibal Santo o 2º classificado M50. Coletivamente a equipa conquistou o 2º lugar.
Deu-se inicio a cerimónia da entrega de prémios, o vencedor da prova, João Letras do CRP Ribafria recebeu o prémio pelas mãos da exmª senhora vice presidente da CM Alcobaça, Inês Maria Lopes Silva. O prémio ao segundo classificado, foi entregue pela Ex.ª senhora presidente da freguesia, Maria de Lurdes Lopes Pedro, e o terceiro classificado o recebeu o prémio das mãos da Tânia Marquês, representante do CRP Ribafria. Os restantes prémios foram entregues pelos patrocinadores da equipa de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic.
Por último e para encerramento da prova, a direção do CRP Ribafria, em agradecimento pelo apoio prestado a realização deste 1º circuito de ciclismo, ofereceu uma pequena lembrança ás entidades envolvidas, Município de Alcobaça, freguesia da Benedita, GNR Benedita, BV Benedita, Moto clube parte manetes, e associação de ciclismo de Santarém.
Na opinião geral, as equipas presentes de todo o País, atletas, público assistente e Beneditenses, ficaram bastante agradados, e enalteceram a coragem da direção CRP Ribafria em reativar a prova federada 23 anos depois da sua ultima edição, bem como a forma altiva e briosa com que a prova se apresentou e decorreu, e o sucesso que alcançou.