A Câmara Municipal de Sintra promoveu esta noite de 30 de Junho, mais uma edição da “Gala do Desporto” no auditório principal do Centro Cultural Olga Cadaval (completamente lotado), homenageando atletas, alunos do Desporto Escolar e Agrupamentos, clubes, treinadores, professores, e demais entidades desportivas que, ao longo do ano de 2024, alcançaram resultados desportivos relevantes, a nível internacional, nacional, regional e distrital, no âmbito do Desporto Federado e do Desporto Universitário e Escolar. Além da valorização do mérito desportivo, a Gala prestou igualmente homenagem a outros agentes desportivos cujo percurso se distingue pela dedicação, profissionalismo e excelência.
Desportivamente falando, já caiu em desuso, a expressão “longa maratona” para uma cerimónia que dura mais de três horas, como foi o caso desta Gala do Desporto. É que a distância da Maratona já é feita em duas horas, e assim, será mais justo falar-se numa “Ultra Maratona”, essas sim com várias horas. Marcada para as 20h00, passava meia hora do horário indicado para o seu início. Viria a terminar perto da meia noite, depois de distinguidos 458 agentes desportivos: 428 atletas, 21 treinadores, dois árbitros e quatro professores, segundo a nota da autarquia. No total, estiveram representadas 30 modalidades, entre as quais Atletismo, Basquetebol, Badminton, Bilhar, BTT, Ciclismo, Esgrima, Futsal, Ginástica, Judo, Luta Olímpica, Muay Thai, Natação, Orientação, Padbol, Patinagem Artística, Pentatlo Moderno, Karaté, Kempo, Kickboxing, Rope Skipping, Rugby, Skate, Taekwondo, Ténis de Mesa, Teqball, Triatlo, Tiro, Tiro com Arco e Voleibol.
“Sintra orgulha-se dos seus desportistas”
Basílio Horta, presidente do Município, abriu a cerimónia, justificando a sua presença pela relevância do evento, e de todo o trabalho efectuado pelos clubes, autarquia, escolas e associações no desenvolvimento do desporto. “Sintra orgulha-se dos seus desportistas. O Desporto para além da vontade, unidade, espírito de colaboração, solidariedade para além disto tudo, também tem outra coisa; é Cultura, é formação cívica, porque a dedicação, a força que é necessária ter, supera várias contrariedades que a vida nos tráz”.
Com a presença de quase todos os presidentes de Junta e União de Freguesias, a cerimónia teve início com os Vereadores, Pedro Ventura, Maurício Rodrigues, e Nuno Afonso que subiram ao palco para os primeiros homenageados. A patinagem Artística foi a que mais prémios recebeu quer individualmente, ou equipas, muito por culpa das prestações da Sociedade Recreativa da Várzea de Sintra, GRD “Os Lobinhos”, e SR Santa Susana e Pobral. No Desporto Escolar, a GBV- Escola Gama Barros destacou-se no voleibol masculino, e Alto dos Moinhos, no feminino. Na Orientação, o Clube de Orientação de Sintra dominou no palco, com vários registos de sucesso competitivo, a contrastar – por exemplo-, com a modalidade de Triatlo, com apenas dois premiados; Tiago Cochicho, e Beatriz Cruz, ambos em representação do GRD Manique de Cima.
(Ventura Saraiva)