num muito disputado “derby”
A 10.ª jornada do campeonato colocou frente a frente o 1.º de Dezembro e o Sintrense, num “derby” que resultou numa muito disputada partida, de que saiu vencedora a equipa da casa (2-1). Com esta vitória o 1.º de Dezembro subiu ao 7.º lugar, com os mesmos pontos que o 6.º classificado e apenas com menos um do que o Sintrense, 4.º na tabela.
Com menos público do que se esperava, este “derby”, embora muito disputado, não foi uma boa partida de futebol, embora em causa não esteja a vitória do 1.º de Dezembro já que foi a equipa que ao longo dos 90 minutos criou as maiores situações de perigo para a baliza adversária.
Logo aos 7 minutos Tó Branco toca com a mão na bola dentro da sua grande área, originando a grande penalidade com que o árbitro castigou o 1.º de Dezembro e que Flávio Casal converteu, colocando o Sintrense em vantagem no marcador. O 1.º de Dezembro inconformado com o resultado, pegou na partida, passou a pressionar o extremo reduto dos visitantes, enquanto estes respondiam em rápidos contra-ataques, e após algumas perdidas para qualquer dos lados e um certo assédio dos dezembristas, aos 41 m, na sequência de um pontapé de canto, Wilson aproveita bem um ressalto de bola para restabelecer a igualdade (1-1), resultado registado ao intervalo.
Na segunda parte o Sintrense entrou a dominar, criou algumas boas situações de golo, não concretizadas, enquanto o 1.º de Dezembro respondia no mesmo tom, tendo os seus ataques dado frutos aos 80 m, quando Nuno Almeida marcou o segundo golo do 1.º de Dezembro, colocando-o a vencer (2-1). Ainda com 10 minutos para jogar, o Sintrense lutou por conseguir o empate, mas com maior ou menor dificuldade o 1.º de Dezembro conseguiu segurar a vitória, vencendo justamente este “derby”.
ÁRBITRO – Pedro Silva, com os auxiliares Bruno Branco e Paulo Bogarim, da A. F. Lisboa.
1.º DE DEZEMBRO – Fábio; Tó Branco, Meireles, Wilson, Monteiro, Ricardo Cunha, Nuno Almeida, Anastácio (Ricardo Pereira aos 65 m), Jorge Bento (Filipe aos 79 m), Rui Miguel (Orlando aos 65 m) e Angel (cap.). Suplentes não utilizados – Miguel Aleixo, Rogério, Mamadu e Ricardo. Treinador – Bastos Lopes.
SINTRENSE – Rodolfo; Rui Arroja, César Cabrita, Francisco Vieira, Ricardo Pereira (Bruno Santos aos 74 m, Russo aos 85 m), Flávio Casal (cap.), Emerson, André Cacito, Rui Barroso, Nuno Veludo (Rúben Braga aos 67 m) e Emanuel. Suplentes não utilizados – André Vilar, Carlitos, Roque e André Oliveira. Treinador – Nuno Sobral. Golos – Flávio Casal (7 m, g.p.), Wilson (41 m) e Nuno Almeida (80 m).
Texto: Jorge Manuel Cardoso
Foto: António Faias