Rui Andrade (Setúbal), Sérgio Silva (Coimbra), Flávio Pereira (Beja), Cristiano Marques (Setúbal), André Lemos (Aveiro), Pedro Ferreira (Madeira), João Maré (Açores) e Rui Garcia (Lisboa) sãos os jogadores que vão representar Portugal no Campeonato do Mundo de Futebol de Rua, que se realiza de domingo, dia 19, a 26 de Setembro, no Rio de Janeiro (Brasil).
Promovido desde 2004 pela associação CAIS, que apresentou o plantel no passado dia 15, no Palácio de Valenças, em Sintra, o Futebol de Rua é uma competição de futebol inclusivo, que promove a prática desportiva como estratégia inovadora de intervenção social e uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo.
O Campeonato do Mundo de Futebol de Rua envolve cerca de dois mil participantes entre atletas, voluntários, comissão técnica, media e organizadores. O título será disputado por 64 países, como a Argentina, Suécia, Austrália, Canadá, Croácia, Quénia, Inglaterra, Roménia, Indonésia, Estados Unidos ou Índia.
Este projecto sócio-desportivo internacional utiliza o futebol como ferramenta para a inclusão social de pessoas sem-abrigo e em estado de pobreza extrema. Além de ser uma experiência pessoal diferente para todos os envolvidos, a grande exposição mediática em torno deste projecto contribui também para gerar novas oportunidades de vida nos países de origem.
A comitiva nacional é liderada por um representante da própria associação CAIS e é composta por oito jogadores que participaram na Final do Campeonato Nacional de Futebol de Rua, realizada em Lisboa, entre 30 de Julho e 1 de Agosto passado. A selecção será, uma vez mais, orientada por Carlos Codinha, técnico que, no ano passado, liderou a equipa que se sagrou vice-campeã mundial em Milão.