Entidades gestoras de resíduos de embalagens e de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), pilhas e baterias (RB), respetivamente, a Novo Verde, e ERP Portugal, inauguraram esta 5.ª feira, dia 6, em Cabra Figa, no concelho de Sintra, o Transformarium, o primeiro centro de sensibilização que utiliza a mais recente tecnologia de realidade aumentada e video mapping que acompanha a transição digital refletida nos novos modelos educativos. Esta iniciativa representa um investimento de 600 mil euros e reforça o trabalho contínuo de ambas as entidades na promoção da reciclagem e da economia circular, através da educação ambiental.
Proporcionando uma experiência imersiva e interativa, este centro de sensibilização, destinado maioritariamente à comunidade escolar, nomeadamente a crianças até aos 12 anos, pretende educar e inspirar as gerações futuras para a importância da correta separação e encaminhamento dos resíduos. Paralelamente, pretende ser um espaço dinâmico que torne as crianças em mestres da sustentabilidade e em agentes ativos no cumprimento das metas de recolha, em Portugal.
Com capacidade para cerca de 25 pessoas por sessão, o Transformarium espera receber cerca de 5 mil crianças por ano. O circuito, com duração aproximada de uma hora e meia, explora os três fluxos de reciclagem – embalagens, REEE e pilhas e baterias – e o correto encaminhamento de cada categoria de resíduos. Acompanhadas de tablets, as crianças percorrem as diferentes etapas do processo, desde a extração de matérias primas até ao descarte a enquanto respondem a perguntas e interagem com conteúdos digitais. Durante a experiência, as mascotes da Novo Verde e da ERP Portugal surgem para desafiar os mais pequenos a conectarem-se com o processo da reciclagem., O Verdão e o Depositrão ganham vida através da realidade aumentada, demonstrando e explicando o correto encaminhamento dos diversos resíduos, desde as embalagens até aos REEE, pilhas e baterias.
A inauguração contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa; do Presidente da ERP Portugal e da Novo Verde, Ricardo Neto; do Diretor-Geral da Novo Verde, Eng. Pedro Simões; e da Diretora-Geral da ERP Portugal, Rosa Monforte. Também, Carlos Vieira, Administrador-delegado dos SMAS de Sintra marcou presença na cerimónia que incluiu ainda uma visita ao centro de triagem dos vários materiais que chegam àquela unidade.
(Reportagem completa na edição impressa de sexta, dia 14)



