Cumpriu-se este domingo, dia 18, a 42.ª edição do Torneio Nacional Olímpico Jovem, com emoção até ao final, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com a Associação de Atletismo de Viana do Castelo e o Município de Viana do Castelo. Lisboa (765 pontos) carimbou o seu 28.º título na competição, com a Associação de Atletismo do Porto (730,5 pontos) a subir ao segundo lugar do pódio, que ficou completo apenas na última prova do programa, a estafeta medley, com Setúbal (660 pontos) a conseguir garantir a terceira posição, mesmo ao cair do pano.
No entanto, o destaque nesta estafeta, que leva sempre as emoções ao rubro, vai para a formação da Madeira, que não era, à partida, a favorita. A equipa composta por Débora Martins, Carlos Magno Silva, Constança Alves e Mateus Jesus conseguiu levar a melhor sobre a formação de Lisboa, vencendo mesmo em cima da linha de meta e estabelecendo um novo recorde do torneio, que é agora de 2m03s80’. Individualmente destaque para Gil Martins, da AAP, que depois de ontem (sábado) ter batido o recorde do torneio com a melhor marca nacional sub-16 nos 300 metros barreiras, com 39s56’; hoje voltou a bater outro recorde do torneio, desta vez, nos 300 metros, parando o cronómetro aos 36s14’, subindo para terceiro sub-16 de sempre na distância.
Do lado feminino, destaque para Catarina Évora Pinto, da AAP, que venceu os 300 metros femininos sub-16, com o tempo de 41s44’, igualmente recorde do torneio.
Fonte: FPA Comunicação
Foto: FPA/Luís Barreto