Semanário Regionalista Independente
Terça-feira Setembro 23rd 2025

Karting- Raquel Ferrajão faz história na categoria DD2 em Braga

Raquel Ferrajão tornou-se a primeira piloto feminina a vencer uma Final na categoria DD2 do Campeonato de Portugal Rotax, na jornada disputada este fim de semana (dias 26 e 27), no Kartódromo Internacional Braga. Uma demonstração de potencial da jovem piloto da Escola de Karting do Oeste, que também garantiu o pódio à geral e na classe DD2 Sénior (3.º lugar).

 Na história de 25 anos das competições Rotax em Portugal, nunca uma piloto feminina tinha conseguido vencer uma Final na categoria DD2, onde competem as potentes máquinas de 125cc com caixa de velocidades. Este fim de semana (dias 26 e 27), Raquel Ferrajão triunfou na Final 2 da quarta jornada do Campeonato de Portugal em Braga, alcançando um feito inédito e comprovando, mais uma vez, o seu potencial 

Vice-campeã do Troféu Easykart Portugal em 2022, Raquel Ferrajão passou para a categoria DD2 em 2024 e iniciou uma ascensão notável, que a colocou entre a elite da categoria em Portugal. No início de 2025, conquistou o pódio absoluto (e na classe DD2 Sénior) na Rotax Cup, obtendo o 3.º lugar na pista de Braga. Pouco depois, no arranque do Campeonato de Portugal Rotax, em Portimão, também esteve em bom plano e garantiu mais um pódio (3.º lugar) na classe DD2 Sénior, apesar dos seus 18 anos de idade.

Numa jornada marcada pelas elevadas temperaturas e pela intensa competição, num pelotão com quase 20 concorrentes, Raquel Ferrajão conseguiu vencer a Final 2, no domingo de manhã, um resultado que serve como recompensa para todo o trabalho efetuado com a estrutura da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal. Na corrida seguinte, Raquel Ferrajão foi 4.ª classificada e, com isso, acumulou os pontos suficientes para subir ao pódio de Braga no 3.º lugar absoluto e na DD2 Sénior.

Raquel Ferrajão

 “Há muito tempo que ambicionava ganhar uma corrida à geral… espero que não seja a última!”, referiu a promissora piloto de Sintra, pouco depois da cerimónia de pódio em Braga. “Treinei muito para chegar aqui, quer em pista, quer na vertente física, além de todo o esforço para conciliar esta paixão pelo karting com o meu percurso escolar. É um desporto muito exigente a vários níveis e sem o apoio da minha família nunca conseguiria estar aqui. Agradeço também a toda a estrutura da EKO-Birel ART Portugal, pois eles têm sido fundamentais para a minha evolução. O meu sonho é, um dia, ser piloto nos automóveis e o karting é a melhor escola para isso”, afirmou Raquel Ferrajão, que no início do ano foi selecionada para a FPAK Ladies Cup, o programa destinado às melhores pilotos femininas em Portugal, uma oportunidade que acabou por não prosseguir, devido à necessidade de mais apoios económicos na sua carreira.

Foto: DR

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.