Começa esta sexta-feira, dia 26, o CAIXA ALFAMA, o maior festival de Fado promovido até sábado (27), pela empresa de concertos, Música no Coração e que decorre em Lisboa, em vários espaços do Bairro de Alfama, com mais de 40 fadistas. Gisela João, Kátia Guerreiro, os irmãos Moutinho, Marco Rodrigues, Ana Moura, e o programa “Em Casa d’Amália ao Vivo”, com Maria da Fé que será homenageada, António Zambujo, Camané, e muitas outras vozes consagradas do Fado, fazem parte do cartaz deste ano.
Pela primeira vez, uma artista do concelho de Sintra, com raízes em Magoito, a fadista Rosa Borges Jacintto actuará no Palco Santa Maria Maior, esta sexta-feira, dia 26, e será acompanhada por Rui Pedro (guitarra portuguesa), Luciano Matos (viola) e Nuno Lourenço, na viola baixo, o que constituirá um marco histórico na sua carreira. Rosa Borges Jacintto irá representar, a Casa de Fados “As Lucindas” onde é fadista residente.
Os palcos repartem-se pelo bairro de Alfama, e criam a sensação de que ali o fado pode acontecer em qualquer beco, viela ou praça… desafiando o público a tocar na alma portuguesa, deambulando por um bairro cheio de histórias fadistas, o mais antigo de Lisboa, que abrange parte da Freguesia de Santa Maria Maior, e outra da Freguesia de S. Vicente.
Foto: DR
(Ventura Saraiva)