O Centro Hípico da Quinta da Beloura recebeu, nos dias 28 e 29 de Novembro, as primeiras provas do 1.º Circuito de Saltos de Obstáculos, organizado pela TrotelHorse.
Foram 149 conjuntos, 75 amazonas e 74 cavaleiros, que concorreram, num espaço onde o público compareceu e se manifestou sempre no apoio aos conjuntos que se apresentaram entre as 9h e as 19h de sábado e domingo.
Segundo a organização, «todos os conjuntos conseguiram realizar as suas funções com muito profissionalismo e competência e isso fez com que o resultado obtido fosse de grande preocupação com os participantes, uma vez que são eles a peça fundamental para o sucesso de um bom circuito. Com todos esses ingredientes era inevitável a criação de uma excelente atmosfera desportiva, onde os conjuntos (cavalos e cavaleiros) puderam realizar e demonstrar todas as suas habilidades na disputa de um Grande Prémio espectacular».
Participação de cavaleiros consagrados
No percurso inicial, 18 conjuntos concluíram sem faltas e voltaram à pista para a disputadíssima barrage, onde foi vencedora Sara Ferreira Pinto, montando Jooking – mostrando, mais uma vez, que neste desporto as mulheres competem de igual para igual com os homens.
Em segundo lugar ficou Fernando Guinato, montando Ucrânia I e ainda em terceiro lugar, contou-se com a presença do experiente cavaleiro português João Azevedo e Silva, que montou Loriot.
A prova contou ainda com a participação de cavaleiros consagrados no circuito nacional. Esteve presente a tetra campeã nacional, Marina Frutuoso de Mello, António Frutuoso de Mello, Duarte Alegrete, Ivan Camargo e Gonçalo Bourbon.
Todos estes e mais de 215 conjuntos inscritos foram artistas desse espectáculo ao longo do fim-de-semana, enfrentando percursos extremamente técnicos e difíceis, armados por um dos melhores chefes de pista nacional e de grande renome internacional, Bernardo Costa Cabral.
Final do Circuito já neste fim-de-semana
A final do Circuito será nos dias 19 e 20 de Dezembro, no Centro Hípico da Quinta da Beloura. Para além do concurso, a TrotelHorse vai promover uma cerimónia de entrega de prémios no dia 20 de Dezembro, na Mezanine do picadeiro.
O primeiro e segundo lugares equivalem a um prémio de seis mil euros respectivamente, sendo que existem ainda prémios extra para as provas de 1,05m, 1,15m e 1,25m, de acordo com o somatório de pontos das quatro provas a serem realizadas nos dois concursos. O prémio total equivale a dezoito mil euros.
Respeitando naturalmente os estatutos da Federação Equestre Portuguesa, e todas as normas de conduta e regulamentos legais para a prática de actividades equestres, a TrotelHorse decide dar o primeiro de muitos saltos para os desafios equestres, organizando o seu primeiro circuito de saltos de categoria C, tendo já agendada uma competição nacional até Fevereiro de 2010. O Plaza Ribeiro Telles Centro de Eventos presta apoio à TrotelHorse na organização deste evento.
Fonte: TrotelHorse