Semanário Regionalista Independente
Segunda-feira Abril 29th 2024

[Capa 30-04-2010] Escolas celebram 25 de Abril

Pela 36.ª vez foi celebrado em todo o país mais um aniversário do pronunciamento militar de 25 de Abril de 1974, liderado por capitães, que o povo ousou transformar na Revolução dos Cravos. Muitas escolas de Sintra festejaram este acontecimento numa reconstituição histórica a que os alunos aderiram numa clima de euforia.

“Histórias Mil” em Abril

Na Escola Piloto de Mem Martins (E. B. 1 n.º 2) comemorou-se uma vez mais a iniciativa “Em Abril… Histórias Mil” com um conjunto de actividades que visam desenvolver, nos alunos, a tomada de consciência cultural, social e de sensibilidade pela liberdade conquistada em Abril de 1974. O professor bibliotecário Sílvio Maltez, ao estilo do saudoso capitão Salgueiro Maia, comandou o pelotão dos pequenos soldados que acederam às iniciativas fazendo reavivar memórias e sentir o espírito da revolução dos cravos.

Ao longo da semana que antecedeu o dia 25 de Abril, os alunos assistiram a filmes e animações, jogaram, consultaram livros, participaram em concursos e exposições, entre outros, sempre em redor da temática do dia português da liberdade. Segundo o professor bibliotecário, a maior surpresa foi a qualidade dos trabalhos realizados para o concurso inter-geracional “Os Segredos do Lápis Azul” – uma novidade deste ano, que pretende envolver pais e avós na vida escolar.

O ponto alto desta iniciativa foi, uma vez mais, a presença de dois Chaimites na escola, disponibilizados pelo Ministério da Defesa Nacional – Exército Português, que fizeram as delícias dos alunos.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.