Semanário Regionalista Independente
Terça-feira Abril 16th 2024

“Trail Linhas de Torres” leva centenas de atletas a Torres Vedras

No dia 23 (sábado), teve lugar o “Trail Linhas de Torres”, um evento desportivo que celebra a coragem e o legado dos que construíram e defenderam as Linhas de Torres, edificado durante as invasões francesas e considerado o maior sistema militar de campanha da Europa.

Trail Torres 1

Do “Trail Linhas de Torres” fizeram parte a 6km Caminhada Solidária, que teve início na Tapada Militar de Mafra; o 10km Trail, em Torres Vedras e o 42km Trail Maratona, que partiu do Convento de Mafra e terminou na Expotorres em Torres Vedras e em que participaram cerca de 250 atletas. O evento desportivo também incluiu duas competições organizadas no âmbito do Desporto Militar: o Campeonato Nacional Militar de Trail e o CISM World Military Trail Championship. Nesta competição internacional participaram atletas militares de Espanha, França, Chipre, Reino Unido e Romênia, além de Portugal.

Trail Torres 2

Esta edição do “Trail Linhas de Torres” contou pela primeira vez com a participação do Desporto Escolar no Trail Escolar de 2km e de 4km, realizado no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, no mesmo dia em que se comemorou o Dia da Defesa Nacional.

Os destaques do pódio foram dominados pelos atletas romenos, Mitrica Leonard e Damian Bogdan, que conquistaram o primeiro e segundo lugares, respetivamente. O terceiro lugar foi conquistado pelo francês Detienne Theoha. O atleta português Mário Fonseca, representante do Exército, garantiu a sétima posição geral. Entre as mulheres, Marisa Vieira, da Guarda Nacional Republicana, destacou-se ao conquistar o 17º lugar.

Como é habitual, o evento tem também um carácter social, beneficiando a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA). Fundada em 1974, a ADFA dedica-se a assegurar os direitos dos deficientes militares, promovendo a sua inclusão e bem-estar.

Este evento é uma coorganização da Direção Geral dos Recursos da Defesa Nacional, a que se juntou a Rota Histórica das Linhas de Torres e conta com o apoio da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Fonte: Comunicar @cm-TVedras

Fotos: Xistarca

(Ventura Saraiva)

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.