A 46.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, começa esta na 5.ª feira, dia 13, prolongando-se até ao próximo domingo, dia 16. Quatro dias de prova e um total de 494,2 km para os ciclistas percorrerem nas estradas da Região do Oeste.
Há 40 anos inscrita no calendário UCI, a corrida apresenta um percurso variado, oferecendo oportunidades para diferentes perfis de ciclistas. Começa com o já tradicional prólogo, na vila de Turcifal, um contra-relógio individual de 8 quilómetros.
A primeira etapa em linha, sai esta sexta-feira, dia 14, vai levar o pelotão de Sobral de Monte Agraço até à Foz do Arelho, para um percurso de 156,7 quilómetros.
O grau de exigência aumenta no dia de amanhã (sábado). Será uma tirada de 143,7 quilómetros, unindo Serra d’El Rei a Torres Vedras. Os últimos 50 quilómetros serão disputados no circuito torriense que inclui as subidas do Varatojo e da serra da Vila. A corrida termina à quarta passagem na meta, esperando-se que o circuito promova alguma selecção de valores no topo da classificação.
O melhor – ou pelo menos o mais duro – está guardado para o final. A terceira etapa (domingo, 16), começa na Lourinhã, prolonga-se por 185,8 quilómetros, e termina no alto de Montejunto, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de primeira categoria, a quarta subida pontuável da jornada.
17 Equipas inscritas, e nove são portuguesas
Estão inscritas 17 equipas. Do estrangeiro chegam três ProTeams; Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA e Equipo Kern Pharma, todas espanholas. Três continentais, BAI Sicasal Petro de Luanda (Angola), Electro Hiper Europa (Espanha) e XSpeed United (Canadá).
São nove, as equipas continentais portuguesas: ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua. O pelotão completa-se com três equipas de clube portuguesas, Fonte Nova/Felgueiras, Óbidos Cycling Team.
(Ventura Saraiva)