Semanário Regionalista Independente
Domingo Abril 28th 2024

Alcácer do Sal recebeu Campeões de Quadcross

Jonathan Gil dominou as operações nas duas mangas,

A quinta e última prova do Campeonato Nacional de Quadcross disputou-se este fim-de-semana em Alcácer do Sal, numa organização do Clube Quadmania. A acção aconteceu numa pista construída propositadamente para o efeito com o apoio da autarquia local, num terreno contíguo ao parque de campismo que serviu de paddock aos pilotos, num traçado embora curto, muito exigente em termos físicos e técnicos devido ao piso ser em “areão”. Durante o dia de sábado foi já possível aos pilotos reconhecerem o traçado com uma sessão de treinos livres. O dia domingo foi todo dedicado à competição com o São Pedro a dar tréguas aos participantes. De destacar ainda a presença da equipa médica CUF com uma equipa que incluía um moto4 para resgate de pilotos.
Na QX Open, Jonathan Gil dominou as operações nas duas mangas, ganhando ambas destacado. À sua rectaguarda travou-se a luta pelo título de vice-campeão entre Tiago Gomes e João Vale. Durante mais de metade da primeira manga esses dois pilotos foram trocando de posições, mas na parte final Gomes conseguiu isolar-se para ser segundo classificado.

Na segunda manga Tiago Gomes arrancou em segundo, resistiu bem à pressão inicial exercida por Vale, e depois a diferença entre eles aumentou de forma significativa. Assim, e face à regra de descontar o pior resultado, Tiago Gomes fechou esta campanha como vice-campeão, apenas com mais 1 ponto útil que João Vale. Já Diogo Campos foi sempre quarto classificado, posição que também alcançou no Campeonato.

Nesta ronda alentejana estava ainda em aberto a vitória global no Troféu Basic, mas o líder Pedro Loureiro começou a desiludir a concorrência logo na primeira manga. De facto, Hugo Pinto encabeçou o pelotão durante a maior parte da corrida, sempre pressionado por Loureiro, acabando este por subir ao comando a três voltas do fim, para vencer com 5,5s sobre Pinto.
Os dois pilotos referidos tiveram contratempos na segunda manga, quando estavam em luta e ficaram presos na areia. Depois, Hugo Pinto abandonou na sétima volta por problemas eléctricos, enquanto Pedro Loureiro teve de moderar drasticamente o ritmo devido a furo num pneu dianteiro, acabando em oitavo, mas mesmo assim garantiu a vitória no Troféu. Na altura em que ficaram “atascados” ascendeu ao comando Diogo Moura, mas a este foi atribuída uma volta de penalização, por ultrapassagem com bandeiras amarelas e ter atalhado caminho numa curva. Após tantas peripécias, a vitória nesta manga coube a Vando Duarte, com 2,2s sobre Luís Salgueiro, enquanto Luís Mira bisou no terceiro lugar.

Na classe de Iniciados esta prova era também decisiva para a atribuição do título, conquistado por Guilherme Santos ao ganhar as duas mangas. Na primeira o seu adversário directo, João Santos, começou por liderar entre 8 pilotos, mas sensivelmente a meio Guilherme ultrapassou-o para vencer. História diferente houve na segunda corrida, pois Guilherme Santos foi o único comandante, enquanto João falhou uma passagem de “caixa” no arranque e perdeu preciosos segundos, acabando por conseguir apenas o terceiro lugar, atrás de Henrique Alves. Ainda, refira-se que esta manga teve duas partidas, sendo interrompida a primeira logo no início da terceira volta, para prestar assistência a Frederico Nazaré, após ter capotado.
Finalmente, seis pequenos quad-crossistas deram corpo à última etapa do Troféu de Infantis, com Martim Cerqueira a confirmar o êxito nessa competição com duas folgadas vitórias nestas mangas alentejanas, sempre seguido nas posições imediatas por João Tomás e Pedro Martins.
O Clube Quadmania contou neste evento com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e os apoios da Artrax, Biza Racing Parts, BPeters, JN Seat Covers, Masac, NZR-Shop, Quadchamps, R-Custom, Speedfreak, Xpectacular Motos e XRW.
Texto e foto com a colaboração de Pamoto

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.