Semanário Regionalista Independente
Quinta-feira Agosto 18th 2022

Atletismo- Campeonatos de Portugal e Nacional de Clubes, apresentados em Leiria

Os Campeonatos de Portugal e os Campeonatos Nacionais de Clubes foram apresentados em Leiria, local onde se realizarão estas competições, nos fins-de-semana de 25 e 26 de junho e 30 e 31 e julho, respetivamente.

Em conferência de imprensa, que decorreu nos Paços do Concelho, o Presidente do Município, Gonçalo Lopes, realçou, no âmbito de Leiria, Cidade Europeia do Desporto, a existência de “muita atividade desportiva, depois da crise pandémica, para ajudar uma geração de jovens que ficaram limitados na atividade física. Para além da prática desportiva, a parte social é fundamental e o contributo do desporto é essencial para combater as consequências da pandemia. Estes dois eventos que aqui apresentamos, de alto rendimento e grande nível, vêm valorizar a nossa agenda desportiva e promover o desporto nesta região”.

Para o presidente da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, António Reis, “estes serão dois momentos de grande dimensão, os maiores eventos de pista ao ar livre, recebendo os melhores atletas nacionais e mundiais, sendo uma mostra excelente para os jovens da região que podem assistir a momentos altos. Honra-nos ter uma equipa da “casa”, Juventude Vidigalense, a lutar pelo pódio na I Divisão”.

Presente na apresentação, Paulo Reis, coordenador do Sporting, campeão em título em femininos, afirmou que como primeira prova em que estará como coordenador, fica satisfeito poder fazê-lo na sua cidade. “Sou muito bairrista e fico orgulhoso por ser cá. Temos adversários fortes, mas lutamos pelo triunfo”, disse.

Já para Carlos Palheira, vereador com o Pelouro de Desporto, este é um motivo de satisfação para a edilidade, “por receber, na melhor pista , com o melhor clube de formação, estes dois eventos, que serão um exemplo para os mais jovens poderem observar em competição ao vivo.”

Enaltecendo os anos em que a prova se realiza, voltando pela 11.ª vez a Leiria, o Presidente da FPA, Jorge Vieira, mostrou-se honrado por estar, em Leiria, “autarquia que oferece os melhores palcos para o atletismo. Não só o estádio para a competição, como o Centro Nacional de Lançamentos, local privilegiado até para atletas internacionais. Mas, como só as condições não chega, enaltecemos as boas vontades demonstradas pela autarquia e que são um incentivo para nós. Esta atitude deveria ser exemplo para as outras autarquias”.

Os Campeonatos de Portugal, a realizar a 25 e 26 de junho, serão o último momento para obter marcas de qualificação para os mundiais. Atletas como Evelise Veiga, João Coelho ou Isaac Nader, entre outros, poderão aproveitar a oportunidade para ainda conseguirem o “passaporte” para competir em Oregon’2022.

(text

Mesa dos oradores na apresentação da prova

Mesa dos oradores na apresentação da prova

o e foto: FPA Comunicação)

Partilhar

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.