Fundado no dia 28 de Julho do ano 1941, por cinco amigos, inicialmente com o nome, Clube Atlético do Cacém, viria mais tarde a alterar para a designação actual, Atlético Clube do Cacém. Celebrou este domingo, dia 28, o 83.º Aniversário, usando o auditório da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, instalada nas antigas instalações da Melka, na baixa do Cacém.
A Sessão Solene, contou com a presença de autarcas das freguesias da Cidade, associados, jovens atletas, nomeadamente da secção de andebol, uma modalidade em crescimento no seio do Atlético, de convidados, e outras Instituições, como a Federação das Colectividades de Cultura e Recreio, Associação de Caravanismo de Portugal, e Associação de Andebol de Lisboa.
António Marques Rodrigues, Presidente da Mesa da Assembleia Geral deu início à cerimónia, com uma longa intervenção, seguindo-se o presidente da Direção, João Souto Nogueira. Ambos destacaram o papel social do clube na formação de jovens atletas, e das dificuldades que se colocam em cada ano, devido à limitação das infraestruturas. Foi sublinhado o caso do Andebol que “andou um ano com a casa às costas”, percorrendo todos os pavilhões do Concelho, o que levou João Souto a fazer humor, ao dizer que “só não foram para o Cabo da Roca, porque não tem pavilhão”.
Antes de cantar os “parabéns a você”, abrir o bolo, e o espumante, foram agraciados os sócios com 25 e 50 anos de filiação clubista, e os patrocinadores do Atlético do Cacém.
Intervieram ainda na Ordem de Trabalhos, o presidente da União de Freguesias de São Marcos-Cacém, Paulo Adrego, e Frederico D’Eça, da Câmara Municipal de Sintra, prestando informações sobre o desporto na Cidade e no Concelho.
Registe-se que, presentemente, o ACC movimenta cerca de 500 atletas, divididos pelas modalidades de Futebol, Andebol e Karaté. Possui um amplo Parque Desportivo, que engloba quatro campos de futebol, sendo um de relva natural com bancada coberta para futebol 11, outro de relva sintética com bancada coberta para a pratica de futebol 11 e 7, outro campo de relva sintética para a prática de futebol 5, por último um campo pelado para a prática de futebol de 11 e 7.
(Ventura Saraiva)