Semanário Regionalista Independente
Terça-feira Abril 30th 2024

[Capa 02-04-2010] Jovens de Sintra saem à rua

Foram três dias de comemoração do Dia Mundial da Juventude em que os jovens de Sintra mostraram o que valem a toda a comunidade. Música, teatro, ginástica, dança, desportos radicais, entre outras actividades, foram protagonizadas por esta geração que toma parte activa num dos concelhos com mais jovens no país.

Apesar de ser para todos os jovens, as comemorações do Dia Mundial da Juventude (World Youth Day) começaram com o Papa João Paulo II em 1986 e realizam-se, nas dioceses, no Domingo de Ramos. Em Sintra as comemorações começaram mais cedo, na sexta-feira, dia 26, com a Festa da Juventude na discoteca OP, no Cacém, onde muitos jovens se juntaram para dançar até de madrugada um “mix” de músicas dos anos 80 e 90 bem como músicas de agora. Sempre com supervisão de adultos que, no entanto, não se acanharam e juntaram-se aos mais novos na pista de dança.

Entretanto nos dias 27, sábado, e domingo, 28, os palcos principais foram a Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro e a Casa da Juventude, na Tapada das Mercês, onde várias actividades foram protagonizadas por jovens, claro, proporcionando um fim-de-semana dinâmico, onde participaram cerca de dois mil sintrenses – de todas as idades. Desportos radicais urbanos, bandas de música, grupos de dança, grupos de teatro. Ateliers de pioneirismo, aeromodelismo, torneios de videojogos e ténis de mesa, jogos em rede, exposições, aulas abertas de hip-hop e breakdance. Assim se comemorou o Dia Mundial da Juventude no concelho, onde a tendência é o crescimento da população jovem, de acordo com dados de 2006.

Esquerda para direita: Nuno Pires (Corpo Nacional de Escutas); Rui Braz (Utopia Teatro); Moderador Casa da Juventude; Rute Borrego (Conselho Nacional de Juventude); Pedro Silva (voluntário); João Fidalgo (Associação Juvenil Ponte)

Actividade cívica em rejuvenescimento

A encerrar as comemorações realizou-se uma conferência/ debate sobre a “Juventude em Sintra” com oradores representativos da actividade juvenil na sociedade. A partilha e discussão de ideias ficou marcada pela intervenção directa e irreverente de Rui Braz, que disse com todas as letras “Sintra é uma ficção”. O director de produção salientou a “ausência de uma ideia moderna para o Concelho”, que é o que alberga mais jovens e também altos níveis de escolaridade, assim como a “dispersão de infra-estruturas” e a “cultura dos palácios e museus”. No entanto, “pela primeira vez na história do concelho há massa crítica”, representada por vários criadores locais como Miguel Real, Jorge Menezes e João Rodil (colaboradores do JS), Sérgio Luís de Carvalho; várias companhias de teatro; bandas de música; associações culturais e ainda uma Plataforma de Associações e Agentes Culturais de Sintra. Tudo isto com bases alicerçadas em jovens empreendedores ou adultos cuja juventude foi passada no Concelho, o que acabou por influenciar as suas vivências e as suas escolhas. O representante do Utopia Teatro ressaltou também que as “instituições são desprovidas de imaginação” e que as “freguesias são dormitórios”, mas que conhecendo melhor o sítio onde se vive é mais fácil de inovar, criar e imaginar e principalmente conciliar o “mundo virtual” com o “real”, aproveitando o melhor de cada um deles. Se uma associação juvenil é difícil de criar, a ideia, diz Rui Braz, é as pessoas juntarem-se para “fazer qualquer coisa”.

A Dínamo é um exemplo de uma associação de dinamização  sócio-cultural que realizou já uma acção para “Acordar o Dormitório”, entre outras, e o seu presidente, Sérgio Xavier, que esteve na conferência, não deixou de comentar que não deveria ser necessário os jovens organizarem-se numa associação para desempenharem um papel activo na comunidade.  No entanto, de acordo com Rute Borrego, membro da administração do Conselho Nacional de Juventude, a organização é a forma mais “poderosa” para os jovens se manifestarem e é essa a “importância de uma associação juvenil para lhes dar voz”. O CNJ é uma plataforma – que comemora este ano o 25.º aniversário – que representa as organizações de juventude a nível nacional e está em contacto com outras organizações do género em outros países. De acordo com a responsável, os jovens de Sintra “residem num concelho privilegiado onde há um grande incentivo à participação juvenil”. De salientar que o presidente deste Conselho Nacional de Juventude é o Chefe do Grupo 93 de Sintra dos Escoteiros, José Filipe Sousa.

A representar as primeiras organizações juvenis de que há memória, que começaram com a ideia de escutismo de Robert Baden-Powell, esteve Nuno Pires, chefe do núcleo Serra da Lua do Corpo Nacional de Escutas (consta que em 1940 já haviam escuteiros em Sintra). O objectivo das actividades escutistas é incutir valores, responsabilidade, saber executar e interpretar. Há sempre um imaginário por detrás das actividades e há sempre um dirigente adulto para acompanhar e guiar os mais novos. Actualmente é daí que vem o problema: “Cada vez mais a sociedade toma o nosso tempo e cada vez há menos adultos para apoiar as actividades”. Jovens, no entanto, parecem não faltar, com dez agrupamentos no Concelho e outro para nascer na freguesia de Casal de Cambra, e sete acampamentos a realizarem-se no próximo fim-de-semana de Páscoa.

Na conferência, da qual resultou um debate sobre a juventude não só de Sintra, mas de todo o mundo, estiveram também presentes João Fidalgo, da Associação Juvenil Ponte e Pedro Silva, um jovem voluntário.

Foi, assim, uma forma de encerrar o ciclo de actividades que animou o fim-de-semana e fez muitos jovens mostrarem, não só o que valem, mas também que os seus passos em direcção à vida adulta têm desempenhado um papel importante na actividade de Sintra, um dos concelhos com mais jovens no país.

Talento a amadurecer

Em diversas áreas, são muitos os jovens que se destacam em Sintra, de entre os quais todos aqueles que participaram nestas comemorações.

Música
Banda Common Fluid
Banda Karbon Soul
Orquestra Juvenil da EB 2,3 Mestre Domingos Saraiva
Banda Suburbya

Desporto
Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga
Escola de Dança da Sociedade Filarmónica, Instrução e Recreio Familiar de Lameiras
Clube de Jovens da Solami Radical Dance
Grupo de Dança da Escola Secundária Leal da Câmara

Teatro
Grupo Reticências
Grupo de Teatro da EB 2,3 Visconde Juromenha
Utopia Teatro
Oficina de Teatro de Pêro Pinheiro

Associações
Associação Os Caças
Associação Juvenil Ponte
Associação Dínamo
Corpo Nacional de Escutas

Dia Mundial da Juventude

Dia Mundial da Juventude

Texto e fotos: Vanessa Sena Sousa
js.vanessasenasousa@mail.telepac.pt

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.