O Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Belas, promove no dia 12 de Maio, pelas 10.00h da manhã, uma caminhada solidária à Quinta da Fonteireira, em Belas, sendo o ponto de partida a sede do Grupo Folclórico de Belas.
Esta caminhada solidária é aberta a todos os interessados, bastando para isso, inscrever-se com um bem alimentar, que reverterá a favor da Instituição “Obra da Imaculada Conceição e Santo António”, também conhecida por Obra do Padre Abel, situada neste município, mais propriamente na localidade de D. Maria, freguesia de Almargem do Bispo.
O intuito desta caminhada é dar a conhecer uma das Maravilhas da Vila de Belas que muitos ainda desconhecem. Tendo, para tal, a participação especial, do Dr. Rui Oliveira – Centro de Documentação Local de Belas.
Para além da história da Quinta da Fonteireira, ficará a conhecer locais emblemáticos deste local. O famoso Aqueduto das Águas Livres, principal abastecedor de água da cidade de Lisboa durante séculos (neste momento desactivado), construído no Séc. XVIII, durante o reinado de D. João V, com origem na nascente das Águas Livres, em Belas, sendo progressivamente reforçado e ampliado ao longo do século XIX, que resistiu incólume ao Terramoto de 1755.
O Vale do Castanheiro que se integra na propriedade dos Senhores de Belas, sendo durante séculos a reserva aquífera do palácio, daí o topónimo de Fonteireira – fontes ou nascentes em abundância, e também a reserva de caça ou coutada senhorial, que o micro – Topónimo de Penedos Pardos indica.
No topo mais elevado deste vale pontifica o casal do Brouco desde o Séc. XVI e cujas génese, é um primitivo pavilhão de caça, posteriormente transformado num Casal Agrícola, do qual se referencia moradores em várias épocas da História setecentista de Belas.
Do Miradouro poder-se-á apreciar uma das mais belas paisagens com dominância de elementos Bióticos e Geomorfológicos e obras de engenharia Hidráulicas relevantes.
Poderá também ser avistada a mansão, um bom exemplo de estudo do lógico – construtivo de várias épocas sobretudo setecentistas e oitocentistas, que pertenceu aos Senhores de Bellas, que tiveram uma única filha, D. Maria da Conceição Ulrich Pinto Basto, já falecida. Senhora da Quinta da Fonteireira, casou-se na Capela dessa Quinta, a 15 de Agosto de 1966 com Rui Gonçalo José Eduardo de Sousa do Vale Peixoto e Vilas, 5.º Senhor da Casa da Guilhomil, do qual teve quatro filhos. (Curiosidade: O Futebol começou a tornar-se conhecido em Portugal nas últimas décadas do século XIX, trazido pelos três irmãos, Pinto Basto, quando regressaram de Inglaterra após concluírem os seus estudos.)
(Texto de Elsa Silva- correspondente do Jornal de Sintra, em Belas)
Quarta-feira Janeiro 14th 2026

