Semanário Regionalista Independente
Quarta-feira Janeiro 14th 2026

50.ª S. Silvestre da Amadora; vitórias de Alexandre Figueiredo (SLB, e Laura Taborda (Braga). Pedro Alves, o melhor sintrense à Geral

Alexandre Figueiredo (Sport Lisboa e Benfica) e Laura Taborda (SC Braga) foram os vencedores da Edição 50, da  São Silvestre da Amadora, prova realizada ao final da tarde (18h00) desta 4.ª feira, 31 Dezembro.  Os dois atletas foram os mais rápidos no evento que estabeleceu o novo recorde de inscritos: 3.300. Terminaram a distãncia dos 10 km., 2.526. Pedro Alves (“Os Belenenses”) foi o melhor atleta sintrense, ao classificar-se no 14.º lugar (11.º Sénior).

A prova masculina foi bastante discutida, com Alexandre Figueiredo, Moussaab Haboul, João Santos e Ruben Amaral a destacarem-se desde o tiro de partida. O atleta do Benfica destacou-se depois da ingreme subida dos Comandos, conseguindo ganhar alguma distância sobre os mais diretos adversários e assim estrear-se como vencedor da São Silvestre da Amadora, com o tempo de 29’05”. Moussaab Haboul foi segundo classificado com 29’13” e João Santos (Sporting ) ficou na terceira posição (29’48”).

Laura Taborda (SC Braga) estreia-se a vencer em Amadora
No sector feminino, Laura Taborda (SC Braga), Mariana Vargem (Sport Lisboa e Benfica) e Ana Mafalda Ferreira (Sporting Clube de Portugal) discutiram os lugares do pódio, com a atleta bracarense a ser mais feliz, com o triunfo na Amadora (33’42”). Mariana Vargem ficou na
segunda posição (33’59”) e Ana Mafalda Ferreira na terceira (34’24”). Helena Moreira (Individual), foi a melhor atleta sintrense, ao concluir a distância em 43m35s, 3.ª no escalão F45.

2.500 concluiram a edição 50 da S. Silvestre Amadora

2.500 concluiram a edição 50 da S. Silvestre Amadora

A animação nas ruas da cidade amadorense começou com a corrida das crianças, promovendo
a prática desportiva entre os mais novos (nascidos entre 2012 e 2020). O desfile de carros
clássicos e motociclos manteve a tradição e realizou-se antes da corrida de 10 km.
Com organização da Câmara Municipal da Amadora, a São Silvestre da Amadora tem o apoio do
Hospital Lusíadas Amadora, Junta de Freguesia Falagueira Venda Nova, Junta de Freguesia
Venteira, Junta de Freguesia Mina de Água, Stellantis, Vitalis, Dr. Bayard, UBBO, Antena 1, Clube
2cv/Dyane Portugal, Moto Clube Manjericos de Alfornelos, Pastelaria Ninfa e Pastelaria Mina da
Poncha e organização técnica da HMS Sports.

(Ventura Saraiva)

Foto: S. Silvestre Amadora/Paulo A. Lopes