Semanário Regionalista Independente
Sexta-feira Março 29th 2024

Sintra e as eleições autárquicas

Fernando Seara e Mais Sintra vencem e convencem no concelho

Fernando Seara e a coligação Mais Sintra venceram pela terceira vez consecutiva as eleições para a Câmara, reforçando até a maioria absoluta que já possuíam no mandato anterior, vitória que lhes permitirá governar Sintra sem necessitar da aprovação das suas decisões por parte das outras forças políticas.

No domingo às 19.15, após o encerramento das urnas no Continente, às 19 horas, com os votos dos eleitores que neste dia fizeram as suas opções políticas, votando nos candidatos que mereceram a sua confiança para gerir os destinos das suas autarquias, Fernando Seara chegou ao Hotel Tivoli Sintra acompanhado de Marco Almeida e de outros elementos que integram a coligação Mais Sintra, e com ar cansado “refugiou-se”, com os seus acompanhantes, num dos apartamentos reservados à coligação, de que é a figura principal, onde aguardou que começassem a aparecer nos ecrãs dos televisores as projecções dos resultados, enquanto num dos salões do hotel reservado à cerimónia de apresentação dos resultados eleitorais já se perfilavam e marcavam lugar os jornalistas e “cameramen” das várias televisões que iam cobrir o acontecimento, bem como muitos afectos à coligação Mais Sintra.

Momento do anúncio da vitória

Pelas 20 horas as projecções dos resultados no país começaram a aparecer, enquanto muitos dos presentes, de rostos expectantes, aguardavam os resultados verificados em Sintra e nas suas freguesias, e quando já se perspectivava a vitória de Fernando Seara como presidente da Câmara, liderando a sua coligação Mais Sintra, este apareceu no salão em mangas de camisa, descontraído, recebendo e distribuindo abraços e respondendo a algumas perguntas dos jornalistas, enquanto a JSD agitava bandeiras e gritava “Seara amigo, a Jota está contigo”, “Olé, Seara, Olé!”, frases constantemente repetidas.

Respondendo às várias perguntas, o ainda presidente da Câmara e novamente candidato ao mesmo lugar adiantou saber que tinha “um conjunto de bons resultados nas diversas freguesias, pelo que estou muito esperançado num óptimo resultado eleitoral. Cheguei aqui muito esperançado num bom resultado, mas também sei que tenho de ser suficientemente cauteloso nas minhas análises, e por isso tive de ser contido”.

Confrontado com a análise de que se vencesse, como se antevia, a sua eleição em Sintra, Fernando Seara será o primeiro presidente da Câmara a exercer três mandatos consecutivos, o ainda edil sintrense afirmou que “sim, serei o primeiro presidente da Câmara a exercer o cargo durante doze anos”. “Mas comigo em Sintra o município continuará a ser um município de afectos, e sinceramente já estava a contar com esta vitória”, frisou o autarca, que se retirou de novo, para voltar quando já podia afirmar garantidamente a sua vitória e da coligação que lidera, e por maioria absoluta, ao som de novos gritos de “Olé Seara, Olé!”, “Olé Seara, Olé!” e “Seara amigo, a Jota está contigo!”, enquanto Seara e a sua equipa subiam ao palanque, onde o presidente reeleito proferiu o seu discurso de vitória.

Seara saudado com bandeiras e aplausos

“Arregaçar as mangas e servir o nosso único mandante: o povo de Sintra”
“Permitam-me que me dirija primeiro que tudo aos sintrenses, que acorreram às urnas e uma vez mais deram um exemplo de participação democrática e de exercício de cidadania. Dirijo-me em segundo lugar aos eleitores que entenderam honrar-me e distinguir-me, a mim e à coligação Mais Sintra, renovando o apoio que desde há oito anos nos vêm, ininterrupta e expressivamente, concedendo. É um estímulo muito forte para continuar, com perseverança e empenhamento, ao serviço de Sintra. A maioria absoluta nunca foi pressuposto nem finalidade das nossas candidaturas passadas, como sempre demonstrámos. Tão-pouco era para esta candidatura. Como democrata que sempre fui aceito qualquer resultado, porque o resultado é a expressão directa da vontade popular. Além disso, sempre entendi que a Câmara é o governo do Município, e para tal sempre e muito me esforcei para que todos os seus membros assumissem as responsabilidades que receberam, com o espírito de cooperação e convivência democrática. Evidentemente que a preservação da maioria absoluta conquistada no último mandato sinaliza um nível de concordância com o nosso programa de governo, a nossa acção e um grau de adesão ao exercício da governação que não pode ser escamoteado, diminuído ou postergado na análise política destes resultados eleitorais. Com as consequências que o povo, ao conferi-los, quis que fossem extraídas. Finalmente, uma palavra para os restantes candidatos eleitos para a Câmara Municipal, para a Assembleia Municipal e também para as Assembleias de Freguesias, independentemente das forças partidárias que integram”, disse Fernando Seara a iniciar o seu discurso.

E continuando: “A campanha eleitoral terminou; é hora de todos em conjunto arregaçarmos as mangas e servir o nosso único mandante: o povo de Sintra”. Expressou depois agradecimentos aos seus vários mandatário de campanha e outros apoiantes, afirmando a seguir que “a melhor coisa que temos de fazer é desejar aos eleitos parabéns, e àqueles que foram derrotados que continuem a lutar, e dizer a Sintra, como temos dito de há oito anos a esta parte, que estamos aqui para servir, para evoluir, não estamos aqui para dividir”, terminando com um vibrante “Viva Sintra”, palavras logo premiadas com muitas palmas, agitar de bandeiras e gritos de “Olé Seara, olé!, “Olé Seara olé!” e “Seara amigo, a Jota está contigo!”.

“Terei todo o gosto em ouvir as opiniões da dr.ª Ana Gomes”
Perante a pergunta de uma jornalista sobre a afirmação de Ana Gomes de que iria para Bruxelas ocupar o lugar para que foi eleita nas eleições europeias mas que também ocuparia o lugar de vereadora em Sintra, Fernando Seara retorquiu que já ouvira essa sua afirmação no debate que teve com ela para estas eleições, adiantando que “terei todo o gosto em ouvir as suas opiniões no executivo da Câmara Municipal. É um sinal democrático, e ainda bem que nos últimos dias da campanha a dr.ª Ana Gomes assumiu que serviria Sintra, e serviria Sintra com a humildade contemporânea de que, quem ganha governa, e quem perde assume as suas responsabilidades”.

Fernando Seara terminou agradecendo “a todos os partidos que integraram a coligação Mais Sintra, a todos os amigos independentes que cá estão, e fundamentalmente a todos os sintrenses, porque é muito bom sentir, no final desta campanha, tantos abraços e beijos, e dizer que vamos continuar a esforçar-nos por juntar todos, porque é essa a nossa obrigação, para bem de Sintra e dos sintrenses”.

texto e fotos: António Faias

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.