Semanário Regionalista Independente
Sexta-feira Abril 26th 2024

Estoril

Estoril Surf Festival 09

Estoril recebe os melhores longboarders europeus

No próximo fim-de-semana, dias 21 e 22 de Novembro, a praia de S. Pedro do Estoril recebe os melhores longboarders europeus da actualidade, para o encerramento do Estoril Surf Festival 09. Esta quarta e última etapa do Circuito Europeu de Longboard, prova a contar também para o ranking nacional da modalidade, tem vindo a ser realizada há três anos em Cascais.

A prova é já considerada um clássico e conclui uma ronda de três etapas consecutivas para os longboarders europeus, que começou há duas semanas em Faro, no Algarve, voou até Marrocos no fim-de-semana passado e culminando no Estoril.

Os dois últimos fins-de-semana foram dominados pelos irmãos franceses Delpero, que preencheram os dois únicos lugares das duas finais, com Antoine (vice-campeão mundial e europeu em 08 e actual top 3 do mundo) a vencer Eduard (campeão europeu júnior) em Faro e o “caçula” Delpero a vingar-se em Marrocos, onde bateu o seu irmão mais velho em ondas muito boas.

Antoine e Eduard Delpero são dois dos principais candidatos ao título europeu deste ano, numa luta onde cabem mais cinco atletas, como o campeão em título, o seu compatriota Remy Arauzo, (foto acima) os também franceses Damien Castera e Alexis Deniel ou os ingleses Sam Bleakley e sobretudo Ben Skinner, líder do ranking, actual campeão europeu por equipas, top 10 mundial e bi-campeão do Estoril Surf Festival.

Entre os portugueses, Luís Esteves lidera a comitiva lusa no ranking europeu, graças a uma boa regularidade, com mais seis representantes nacionais no actual top 20. Já na luta pelo título nacional, Bruno Charneca (campeão nacional de surf open em 1989) lidera o ranking, mas é seguido de muito perto pelo actual vice-campeão nacional, João Veríssimo e pelos ex-campeões, Bruno Grandela e Luís Filipe Bento “Lufi”. Tudo ficará decidido este fim-de-semana, em S. Pedro do Estoril.

De notar que no ano passado esta etapa teve um final épico, com grandes ondas em S. Pedro, durante o seu primeiro dia, culminando em ondas excelentes e tubulares, na praia de Santo Amaro de Oeiras – a alternativa ideal para os dias de ondas excessivamente grandes e impossíveis de controlar noutros spots, o que aconteceu no segundo dia de prova.

Curiosamente, a previsão para o próximo fim-de-semana aponta para uma situação semelhante, confirmada pelo presidente do Surfing Clube Portugal, João Ferreira: “De facto, sábado pode ser um dia algo complicado, com chuva e vento do quadrante sul, o que não é o ideal para a onda de S. Pedro funcionar. No entanto temos sempre a alternativa do Guincho, que é um óptimo backup. Mas domingo a previsão é fantástica para S. Pedro, com vento off-shore, sol e uma grande ondulação a entrar, o que pode proporcionar um final de temporada épico! Sobretudo, e com as alterações climatéricas a que temos assistido nos últimos anos, há que aguardar com serenidade”, concluiu o dirigente do clube de surf mais antigo do país.

O Estoril Surf Festival é organizado pelo Surfing Clube Portugal e conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Cascais, bem como com os apoios da Federação Portuguesa de Surf, da Federação Europeia de Surf, do Desporto Escolar, da Clasus, da Brahmi, do Restaurante-Bar Enseada, da Pizzaria-Esplanada S. Pedro e da Folha Skimboards.

Fonte: Puro Feeling
Fotos: Magic Moments

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.