Semanário Regionalista Independente
Quinta-feira Março 28th 2024

[Capa 19-02-2010] “Hoje é um bom dia para dar” sangue

As reservas de sangue estão a escassear. O alerta provém do Instituto Português do Sangue (IPS) que registou, na semana anterior ao Carnaval, uma descida preocupante, que assegurava apenas a cobertura de dois dias de utilização normal.Dia 20 de Fevereiro haverá uma recolha de sangue junto ao Palácio da Vila, em Sintra, das 15h às 19.30h.

A diminuição de doações e a época de férias resultaram numa descida nas reservas de sangue nacional e levaram a uma campanha de recolha de sangue promovida pelo Instituto Português do Sangue (IPS) que se manifestou, de dia 12 até dia 16 à noite, na resposta de 5882 pessoas aos apelos levados a cabo pelo Ministério. As dádivas recolhidas representam o triplo do que é colhido por dia mas, de acordo com o presidente do IPS, Gabriel de Olim, já foram gastas 3900 doses de sangue, restando menos de duas mil para reserva. “Isto é como um depósito com a torneira aberta; ou se fecha o depósito ou se fecha a torneira, para que haja equilíbrio. Neste caso, não se pode fechar a torneira”, explica o responsável. A diminuição das listas de espera nos hospitais, bem como o consequente aumento das cirurgias são uma das causas para o crescente uso das reservas que se tem vindo a registar, e apresenta uma realidade preocupante: “o consumo está a ser superior às colheitas”, alerta Gabriel de Olim, que apresenta dois exemplos: uma paciente a quem foi transplantado um fígado necessitou do sangue de 50 dadores e um homem a quem foi feita uma cirurgia para tratar um aneurisma necessitou do sangue de 20 dadores.

Instituto Português do SanguePaís é auto-suficiente em sangue – por enquanto

A média de colheitas de sangue em Portugal é superior à média europeia: existem actualmente 40 colheitas por 1000 habitantes, enquanto que na restante Europa as colheitas são de 37 por 1000 habitantes. “Somos um país auto-suficiente em sangue”, sublinha Gabriel de Olim, mas é necessário que haja pelo menos 1200 dadores de sangue por dia, já que há diariamente 700 a 800 pacientes que necessitam desse bem.

“A manter-se o consumo elevadíssimo de sangue que ocorreu na semana anterior ao Carnaval, chegámos à conclusão de que poderíamos ter uma ruptura”, explicou o responsável. A resposta das pessoas tem sido positiva, mas “toda a ajuda é preciosa e todos os dias”.

Actualmente cerca de 50% das reservas é proveniente de várias associações de dadores. Em Sintra, é a própria Câmara Municipal, pelo Grupo de Dadores de Sangue, que dinamiza recolhas, a funcionários e munícipes, em diversos pontos do concelho – por enquanto, não há nenhuma a decorrer, pelo que para dar sangue é preciso deslocar-se até ao IPS de Lisboa. “Há um grande movimento de dadores de sangue em Sintra”, elogiou Gabriel de Olim. Em 2009 realizaram-se várias campanhas em escolas, paróquias, instituições particulares de solidariedade social e Juntas e este ano prevê-se que hajam múltiplas campanhas.

“Estamos a preparar brigadas móveis para ir a lugares no interior e outras campanhas”, especialmente nas zonas urbanas. Já para o dia 20 do corrente foi preparada uma unidade móvel de urgência, que ficará junto ao Palácio da Vila das 15h às 19.30h à espera do contributo dos munícipes*.

Todos os tipos de sangue são necessários…

…, mas o Grupo A e O são os mais necessários, já que são também os mais requisitados. Não obstante, “todos os tipos de sangue são necessários”. Com cerca de meio milhão de inscritos no IPS, e o presidente afirma que se cada pessoa doasse pelo menos uma vez por ano ainda sobrava sangue para manter em reserva. O site do IPS alerta: “Todos os dias são bons para dar sangue. Hoje é um bom dia para dar”.

Vanessa Sena Sousa

*Outras recolhas de sangue

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.