Semanário Regionalista Independente
Sexta-feira Abril 19th 2024

[Capa 07-05-2010] O novo Centro de Emprego balanceia entre Queluz e Cacém

Há muito tempo que Queluz luta pela criação do Centro de Emprego localizado nesta cidade. No mesmo sentido se manifestou a Assembleia Municipal de Sintra, que votou no dia 27 de Abril, favoravelmente, uma proposta da bancada da CDU concretizadora deste objectivo. Contudo o Governo, via Instituto de Emprego e Formação Profissional, insiste que o local escolhido será a cidade de Agualva-Cacém.

Os desempregados do concelho de Sintra estão divididos por dois centros de emprego. O de Sintra, que abrange as freguesias de Agualva, Algueirão-Mem Martins, Almargem do Bispo, Cacém, Colares, Mira Sintra, Montelavar, Pêro Pinheiro, Rio de Mouro, Sta. Maria e S. Miguel, S. João das Lampas, S. Marcos, S. Martinho, S. Pedro de Penaferrim e Terrugem, e o Centro de Emprego de Amadora que abrange as freguesias de Queluz, Monte Abraão, Massamá, Belas, Casal de Cambra. Há muito que Queluz luta pela criação do Centro de Emprego localizado nesta cidade. Neste contexto se manifestou também a Assembleia Municipal de Sintra que votou no dia 27 de Abril, favoravelmente, uma proposta da bancada da CDU nesse sentido. Contudo o Governo insiste que o local será a cidade de Agualva-Cacém.

No dia 27 de Abril a CDU-Coligação Democrática Unitária, colocou na Assembleia Municipal à discussão e votação uma moção no sentido da criação, na cidade de Queluz, de um novo Centro de Emprego. Segundo esta força política existem no concelho de Sintra cerca de 20 mil desempregados, muitos dos quais sem direito a qualquer subsídio de desemprego.

Assim sendo o Centro de Emprego de Sintra é insuficiente para abarcar a totalidade da realidade concelhia, apesar dos desempregados residentes nas freguesias de Queluz, Belas e Casal Cambra estarem adstritos ao Centro de Emprego de Amadora, o qual também manifesta visível incapacidade de dar resposta, em tempo útil a tantos problemas e a tantas pessoas.

Por outro lado a partilha de algumas responsabilidades com as juntas de freguesia atenua alguns problemas mas também não os resolve.

Urge portanto, segundo a CDU, que a Comissão de Economia e Planeamento dialogue com o Instituto de Emprego e Formações Profissional, com associações sindicais e empresariais, com o objectivo de proceder a um relatório sobre o desemprego no concelho, aprofundando o ao nível das localidades e dos sectores mais afectados e que seja também, concomitantemente, analisado e perspectivado todas as políticas municipais que possam apoiar o relançamento do emprego.

Recebemos o parecer favorável da Junta de Freguesia de Belas que entende que a criação/construção do mesmo é pertinente tendo em conta o tempo de resposta, por vezes demorado, no Centro de Emprego que gere os processos da população abrangida. Ainda se torna mais relevante quando a situação económica do país e do mundo tem gerado cada vez mais desemprego, aumentando os tempos de resposta necessários.

Do presidente da Junta de Freguesia de Queluz, António Barbosa de Oliveira recolhemos o seguinte depoimento: “votei favoravelmente esta moção porque vem ao encontro do nosso pedido em 2002. O Centro de Emprego de Sintra acolheu bem a nossa proposta e até solicitou que lhe fosse indicado um local para se avaliar a inclusão na nossa freguesia de uma extensão do Centro de Emprego de Sintra.

Avaliadas as várias hipótese não foi possível arranjar um espaço com a metragem exigida para a implantação do Centro de Emprego. Também era nossa intenção que o SEF se instalasse na nossa freguesia para resolver os problemas dos emigrantes do nosso concelho. Alguns dos imigrantes têm sido obrigados a dirigirem-se ao SEF de Cascais para se legalizarem. Para nós não faz sentido que os cidadãos do concelho de Sintra não tenham à sua disposição instalações do SEF para resolver os seus problemas burocráticos. Seria curial que Sintra tivesse todas estas valência e no concelho de Sintra”.

Quanto à posição do Instituto de Emprego e Formação Profissional este afirma que a única decisão que há nesta matéria é o desdobramento do Centro de Emprego de Sintra mas para Agualva-Cacém, conforme já noticiado o ano passado.

Assim sendo neste momento a localização para a futura instalação de uma nova unidade do IEFP balanceia entre Cacém e Queluz cabendo também às populações e ao poder local intervirem nesta importante decisão.

Texto e fotos: Idalina Grácio

Reader Feedback

One Response to “[Capa 07-05-2010] O novo Centro de Emprego balanceia entre Queluz e Cacém”

  1. castro diz:

    Julgo que no Cacém ficará mais centralizado

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.