Semanário Regionalista Independente
Domingo Dezembro 15th 2019

Juventude de Monte Abraão mostra o que vale

O clube JOMA (Juventude Operária de Monte Abraão) tem dado mostras do seu empenho com vários atletas seus a darem nas vistas, não só em Portugal como no estrangeiro.

É o caso de Vera Santos que conseguiu a medalha de prata na prova dos 20 km da Taça do Mundo de Marcha Atlética que decorreu em Chihuahua, no México, em Maio passado. A atleta conseguiu também, na mesma competição, a medalha de ouro na prova colectiva. De sublinhar que a prova decorreu em altitude, para a qual Vera Santos não se pôde adaptar por ter chegado de véspera, devido a dificuldades decorrentes do cancelamento de voos devido às cinzas vulcânicas.

Com a prestação da atleta de Monte Abraão – que tinha também ganho a competição de marcha atlética em Itália no mês de Abril e se encontra agora no 5.º lugar no ranking mundial da sua modalidade – e das restantes atletas nacionais, Portugal conquistou o lugar mais alto do pódio pela primeira vez.

Também o atleta olímpico António Pereira do JOMA, recordista nacional, participou na prova, no sector masculino, mas acabou por desistir.

Sucesso no outro lado do Atlântico

Patrícia Mamona, também representante do JOMA, bateu de novo o recorde nacional de triplo salto, no dia 29 de Maio, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos (onde é agora residente). A atleta conseguiu 13,88 metros, melhorando em três centímetros a sua melhor classificação nacional. Patrícia Mamona ficou, assim, em segundo lugar nesta competição.

Apuramento na 1.ª divisão

O JOMA conseguiu classificar-se na 1.ª divisão no apuramento para o Campeonato Nacional de Clubes, no último fim-de-semana de Maio, no Estádio Universitário de Lisboa, com o sector feminino em 1.º lugar e o masculino em 3.º. O clube revela, no seu site, que embora ainda não tendo ganho é “deveras relevante” ter alcançado estas classificações com as “grandes dificuldades” por que o clube tem passado, nomeadamente “condições deficientes” para o treino dos atletas – os treinos têm de ser feitos diariamente na Amadora ou no Alto do Lumiar, em Lisboa.

Atletas que venceram as três provas disputadas:
Masculinos
Rasul Dabo – 110m barreiras
Nael Almeida – 400m
André Vital Silva – Lançamento do martelo

Femininos
Cátia Nunes – 400m
Vera Barbosa – 400m barreiras
Cristiana Oliveira – Lançamento do Peso
Vera Santos – 3000m marcha

Fotos: JOMA

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.