Semanário Regionalista Independente
Terça-feira Dezembro 10th 2019

II Mundialinho da Integração com mau pontapé de saída

Começou no passado fim-de-semana, dias 17 e 18 de Julho, a segunda edição do Mundialinho da Integração, evento de futebol e também de intercâmbio cultural, que este ano conta com a participação de 16 nacionalidades. No entanto, ao segundo dia da competição uma dessas nacionalidades foi riscada da lista, com a equipa marroquina a desistir da competição após 20 minutos de jogo contra a equipa cabo-verdiana, nos quais estava já a perder por 23-0. O conselho de disciplina da prova está ainda a analisar a situação.

Um outro percalço marcou esta prova, que este ano não se realiza exclusivamente em Sintra (Estádio do 1.º de Dezembro), mas também em Lisboa (Estádio do Lumiar): a equipa angolana – país que venceu a primeira edição do Mundialinho – terá de repetir o jogo contra a Ucrânia, que vencera por 5-0, por desrespeito ao regulamento da competição. É que um dos seus jogadores em campo era federado, o que vai contra as regras. O novo jogo está marcado para este domingo, dia 25, às 10.30 no Lumiar.

A organização do Mundialinho está a cargo das Câmaras Municipais de Sintra e Lisboa, em co-organização com a Associação Portuguesa dos Árbitros de Futebol e a empresa ICE – Ibérica Comunicação Empresarial. Este ano, o próprio Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, preside à Comissão de Honra.

Já neste sábado vão ser conhecidas as equipas que vão participar nos quartos-de-final.

Foto de arquivo

Equipas participantes:

Angola, Brasil, Nigéria, Senegal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Ucrânia, Roménia, Moldávia, Marrocos, Moçambique e China.

Curiosidades:

•O critério para a selecção dos participantes consistiu em escolher as comunidades imigrantes com maior número de habitantes no país.

•Os jogadores não podem ser federados e basta que estejam em boa forma física.

•Há jogadores dos 16 aos 40 anos.

•A equipa do Reino Unido é constituída por funcionários da sua embaixada.

•Alguns dos imigrantes trabalham nas obras ao sábado de manhã e vão depois para os jogos

Resultados das duas primeiras jornadas:

1.ª Jornada: Angola-Ucrânia (jogo anulado); Guiné-S. Tomé (1-1); Marrocos-Alemanha (1-4); Senegal-Nigéria (3-5); Brasil-Moldávia (4-1); Moçambique-Reino Unido (5-1); Cabo Berde-Roménia (4-0); Espanha-China (7-2).

2.ª Jornada: Angola-Senegal (0-0); Guiné-Moçambique (9-0); Cabo Verde-Marrocos (23-0); Ucrânia-Nigéria (2-6); Brasil-Espanha (5-0); S. Tomé-Reino Unido (14-0); Roménia-Alemanha (8-2); Moldávia-China (10-0).

Calendário de jogos: clicar aqui.

VSS

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.