Semanário Regionalista Independente
Sexta-feira Março 29th 2024

Corrida de S. Silvestre da Amadora apresentada na Biblioteca Fernando Piteira Santos

A 37.ª edição da S. Silvestre da Amadora, foi apresentada ao final desta manhã de 2.ª feira, dia 19, no auditório da Biblioteca Fernando Piteira Santos, na Reboleira (Amadora),numa cerimónia que contou com a presença da vice-presidente da autarquia, e vereadora do desporto, Carla Tavares, e parceiros da organização, os SMAS da Amadora e Oeiras, Continente da Amadora e Desportivo Operário Rangel.
A edição deste ano corre-se no dia 31 de Dezembro, a partir das 18.00h e no programa festivo conta com a participação dos Fiat 500, das Renault’s 4, e este ano do grupo de cicloturismo Estrelas da Amadora. Em termos competitivos foram anunciadas como garantidas as presenças de Marisa Barros, Anália Rosa, Doroteia Peixoto, Ercília Machado, Manuel Damião, Luís Pinto, Ricardo Vale, Amanuel Mesei (Eritreia), Simon Ayeko (Uganda) e Cutbert Nyasango (Zimbabwe). Todavia, a S. Silvestre da Amadora é essencialmente uma corrida de características populares e por isso espera-se que participação atinja cerca de um milhar de participantes- atletas nacionais e estrangeiros- que irão percorrer os 10.000 metros do traçado, e que serão certamente apoiados pelos muitos milhares de espectadores, que todos os anos assistem a uma prova que já passou fronteiras, e é reconhecida internacionalmente.
Fernando Miguel e João Campos homenageados
Como tem sido habitual nos últimos anos, também nesta edição, a autarquia e o Operário Rangel decidiram homenagear fuguras que fazem parte da história da corrida. O atleta Fernando Miguel venceu em 1982 (8.ª edição) e conquistou ainda três títulos de campeão de Portugal.
Também o professor João Campos, grande responsável pela carreira da campeã olímpica, mundial, europeia e vencedora por várias vezes da São Silvestre da Amadora (Fernanda Ribeiro), foi homenageado pelo seu palmarés dos seus atletas, sendo por isso o primeiro treinador a ser distinguido, ele que reconheceu ser « o treinador que mais atletas orientados por si venceram na Amadora, tanto no sector masculino, quer no feminino.
Recorde-se que a corrida de São Silvestre da Amadora é uma das mais importantes provas do calendário do Atletismo nacional e internacional, ocupando um lugar de destaque no “ranking” das melhores.
As inscrições terminam no dia 20, à taxa normal (5,00 Euros), prolongando-se até ao dia 28 (7,50 Euros). Os atletas Veteranos (Escalão 5 e 6) pagam 50% da taxa, e devem ser enviadas para a XISTARCA, telefax:213616169 -E-MAIL: inscricoes@xistarca.pt

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.