Semanário Regionalista Independente
Segunda-feira Outubro 25th 2021

Sintrenses querem serviços de telecomunicações mais completos

A análise é da plataforma de comparação de pacotes de TV Net Voz, ComparaJá.pt, que refere que a grande maioria dos habitantes do concelho de Sintra quer pacotes 4P (com Televisão, Internet, Telefone Fixo e Telemóvel) para a sua casa. São 65% os que dizem preferir este tipo de pacotes, um número bastante acima do restante distrito e país (40%).

1sintra-pacotes

São muito poucos os habitantes do concelho de Sintra que querem outro tipo de pacotes, quer sejam os 2P, 3P ou 5P. Em qualquer uma destas modalidades, ficam bastante aquém do resto do distrito de Lisboa e também do restante país.

MEO é a preferida da maioria dos sintrenses

 A operadora de telecomunicações MEO, escolhida por 43% dos utilizadores sintrenses, sendo a operadora com maior quota de mercado neste concelho, entre os utilizadores do ComparaJá.pt. Curiosamente, é uma tendência muito aquém do distrito de Lisboa, onde a MEO reúne 31% das preferências, sendo a NOS a líder distrital.

 

2sintra-operadoras

A NOS e a Vodafone também estão menos representadas em Sintra do que no distrito de Lisboa, com apenas 32% e 24% de escolhas de utilizadores, respetivamente. No distrito de Lisboa a Vodafone já tem uma maior implementação nas preferências, ao reunir 29% das escolhas. A NOWO tem um valor residual.

Ter telefone ainda é relevante em Sintra

 Quando comparado com o restante distrito e com Portugal, no geral, os sintrenses ainda têm alguma apetência pela inclusão do telefone fixo nos serviços de telecomunicações. 40% acha que ter este serviço associado é de utilidade média ou alta, enquanto este número no distrito de Lisboa se encontra nos 34% e em Portugal está nos 35%.

 

3sintra-telefone

Apesar disso, já há uma maioria considerável que, embora seja menor do que nas restantes regiões consideradas nesta análise, tem uma preferência baixa por este serviço.

Internet é menos importante para os habitantes do concelho de Sintra

Segundo a análise do comparador de pacotes de telecomunicações, ComparaJá.pt, ter Internet associada a um pacote de telecomunicações, é de menor importância para os sintrenses. Quando comparado com o distrito e o país, vemos que 38% dos habitantes de Sintra acham que ter Internet no seu pacote é de baixa importância, um maior número que os 35% a nível do distrito e 36% no país.

 

4  sintra-internet

Curiosamente, Sintra encontra-se em linha nas pessoas cuja prioridade em ter Internet no pacote de telecomunicações é alta. São 32%, percentagem que se repete no distrito de Lisboa e em todo o Portugal.

Ter TV é ligeiramente mais importante em Sintra

Os valores são apenas marginais, mas ter TV é algo mais valorizado para os sintrenses, do que é para os habitantes do distrito de Lisboa ou mesmo para o país inteiro. 14% dizem que esta funcionalidade é de “elevada” importância, contra 13% a nível distrital e 12% no país.

 

5 sintra-televisao

Importa referir que este fenómeno se repete do outro lado da escala. Segundo a análise do ComparaJá.pt, apenas 26% acha que ter Televisão não é nada importante, contra 29% dos habitantes do distrito de Lisboa e 30% nos números totais do país.

 

 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.