No regresso dos surfistas europeus às provas internacionais, os representantes portugueses estiveram em grande destaque ao longo de todo o evento, conseguindo dominar a prova galega do início ao fim.
Beneficiando do ritmo competitivo adquirido nas três etapas já realizadas da Liga MEO Surf 2020, a primeira prova de surf a retomar em todo o Mundo, as dezenas de portugueses presentes nas ondas de Pantín mostraram um nível de surf elevado, que culminou em algumas das melhores performances e maiores pontuações de toda a prova.
Os triunfos de Vasco e Teresa expressaram esse domínio português, depois de quatro dias de muita ação, com ondas desafiantes e de potencial. A armada lusa chegou ao dia final com quatro representantes, dois na prova masculina e dois na prova feminina. Além dos triunfos de Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot, vencedores da última etapa da Liga MEO Surf, em Sintra e atual 3.º e 1.º classificados dos respetivos rankings, destaque para o honroso 9.º posto alcançado pelo jovem Joaquim Chaves e também para o 5.º posto de Carolina Mendes.
Top 5 melhores ondas masculinas:
1 Vasco Ribeiro (PRT), 9,83 pontos (máximo de 10)
2 Vasco Ribeiro (PRT), 9,70
3 Vasco Ribeiro (PRT), 9,60
4. Charly Quivront (FRA), 9,00
5 Vasco Ribeiro (PRT), 8,83
Top 5 melhores ondas femininas:
1 Yolanda Hopkins (PRT), 9,00 pontos (máximo 10)
2 Mafalda Lopes (PRT), 8,33
3 Teresa Bonvalot (PRT), 8,33
4 Canelle Bulard (FRA), 8,00
5 Teresa Bonvalot (PRT), 7,90
Top 5 melhores scores masculinos:
1 Vasco Ribeiro (PRT), 18,16 pontos (máximo de 20)
2 Maxime Huscenot (FRA), 16,83
3 Vasco Ribeiro (PRT), 16,60
4 Charly Quivront (FRA), 16,43
5 Jonatha Gonzalez (ESp), 16,00
Top 5 melhores scores femininos:
1 Teresa Bonvalot (PRT), 15,83 pontos (máximo de 20)
2 Yolanda Hopkins (PRT), 15,77
3 Mafalda Lopes (PRT), 14,73
4 Yolanda Hopkins (PRT), 14,57
5 Janire Etxabarri (ESP), 14,37
Outros portugueses estiveram em destaque na competição
Entre a restante armada lusa destaque ainda para o 13.º posto da campeã nacional Yolanda Hopkins na prova feminina, com Gabriela Dinis, Mafalda Lopes e Carolina Santos a ficarem pela 2.ª ronda e Camila Cardoso, Raquel Otero e Leonor Fragoso a perderem na ronda inaugural. Já do lado masculino, José Champalimaud, Gabriel Ribeiro, Luís Perloiro, Pedro Coelho e Guilherme Ribeiro alcançaram a 3.ª ronda, João Pereira ficou pela 2.ª ronda e na ronda inaugural apenas Diogo Duque ficou pelo caminho.
A comprovar o efeito positivo que o regresso da Liga MEO Surf teve na forma dos surfistas está, igualmente, o facto de dois habituais competidores da Liga, que representam outros países, terem chegado até aos quartos-de-final da prova masculina: o luso-alemão Marlon Lipke e o britânico Arran Strong.
Após este feito considerável na Galiza, Teresa Bonvalot e as melhores surfistas nacionais vão voltar à água já de 2 a 4 de Setembro, em Ílhavo, no evento exclusivamente feminino Miss Costa Nova Cup, que entra para as contas do título nacional. Por sua vez, Vasco Ribeiro e os melhores surfistas nacionais regressam à ação de 18 a 20 de Setembro, no Renault Porto Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2020.
Mais informações em www.ansurfistas.com e www.worldsurfleague.com.