Semanário Regionalista Independente
Sábado Maio 28th 2022

Federação Portuguesa de Atletismo comemora 99 anos

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) completa hoje 99 anos de existência formal.

Os primeiros passos para a fundação da FPA foram dados a 24 de setembro, com a criação de uma Comissão Dirigente da Federação Portuguesa de Sports Athleticos (primeiro nome da FPA), com Salazar Carreira, José Oliveira e Sousa, Carlos Bazílio de Oliveira e Armando Sá. A oficialização formal, de acordo com registo oficial, aconteceu semanas depois, a 5 de novembro, mantendo-se a Comissão em funções. Apenas em 1926 se realizaram eleições e foi eleito o primeiro presidente: Fernando Pereira.

Ainda foi nos seus primeiros anos de vida (em 1924) que a FPA testemunhou a inauguração da primeira pista de atletismo com 400 metros: a pista do Estádio do Lima, no Porto, que tinha outras facilidades (pista de ciclismo, campo de futebol, de basquetebol e pavilhão).

A 25 de maio de 1929, por alvará passado pelo Governo Civil de Lisboa, registava-se a designação definitiva da Federação Portuguesa de Atletismo.

Na sua primeira década de vida, em 1932 (24 de abril), a FPA registou a organização da primeira prova de estrada oficial em Portugal: a “Estafeta Cascais Lisboa” e dois anos depois estreou-se com uma equipa participante na inauguração dos Campeonatos da Europa de Atletismo, competição que decorreu em Turim.

Fonte: FPA Comunicação

VSFPA

 

 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.