Semanário Regionalista Independente
Quinta-feira Fevereiro 25th 2021

A Federação Portuguesa de Atletismo recorda o Prof. Mário Moniz Pereira, que faria hoje 100 anos

Nascido a 11 de fevereiro de 1921, Mário Alberto Freire Moniz Pereira ficou conhecido como “o Senhor Atletismo”, tal foi a importância que teve, ao longo dos seus 95 anos de existência, na e para a modalidade. Atleta, professor, treinador e dirigente, Mário Moniz Pereira foi um homem com muitas facetas.

Professor durante 27 anos no Instituto Nacional de Educação Física, atual Faculdade de Motricidade Humana, Mário Moniz Pereira liderou o Atletismo nacional como técnico e dirigente no seu clube de sempre – o Sporting Clube de Portugal –, a que chamava “Universidade do Atletismo”, e também enquanto técnico nacional. Dono de um poder comunicacional ímpar e de uma visão pioneira do treino, Mário Moniz Pereira revolucionou o meio fundo português, ao ponto de se poder afirmar que foi “um fazedor de campeões”, entre os quais: Carlos Lopes, Fernando Mamede, Domingos Castro e Dionísio Castro.

Como técnico nacional, Mário Moniz Pereira esteve presente em 12 Jogos Olímpicos, em 13 Campeonatos da Europa e em 21 Campeonatos do Mundo de Crosse, sendo responsável pela conquista de 10 medalhas, por sete atletas, entre as quais quatro de ouro, as únicas do desporto português.

Também em ano de celebração do centenário da Federação Portuguesa de Atletismo, o seu presidente, Jorge Vieira, lembra a efeméride como uma “feliz coincidência”. “Procuraremos renovar as mensagens inspiradoras da vida do Professor Mário Moniz Pereira. Para assegurar o futuro do atletismo e diria mesmo o futuro do desporto português, não podemos deixar desvanecer a imagem de presença entre nós do nosso mestre”, reflete.

(Ventura Saraiva c/ FPA Comunicação)

Foto: Cortesia; Lisboa.ptmoniz pereira

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.