Terminou no domingo, dia 2, em Sochi, na Rússia, o Campeonato da Europa Júnior e Sénior de Trampolins, evento que teve início no passado 29 de Abril. A selecção portuguesa contou com a presença de três ginastas da Gimnoanima (Mem Martins), no escalão Júnior – Diogo Gomes, Jaouen Ramalho e Matilde Santos – e um ginasta do escalão Sénior – Diogo Vilela.
A ginasta Matilde Santos, após um percalço no primeiro dia de prova, conseguiu entrar em competição, e obter a medalha de bronze na final por equipas (escalão júnior feminino).
Os ginastas Diogo Gomes e Jaouen Ramalho realizaram muito boas prestações, conseguindo o quarto lugar por equipas (escalão júnior masculino). Diogo Gomes conseguiu ainda um lugar na final individual, e após excelentes séries, conseguiu sagrar-se no quinto melhor júnior europeu em Tumbling – no próximo ano, o ginasta ainda se encontra no escalão júnior pelo que existem perspetivas promissoras.
O ginasta sénior, Diogo Vilela, devido a uma lesão, apenas participou na competição por equipas. Com toda a sua entrega e determinação, conseguiu ajudar a sua equipa a trazer a medalha de bronze para Portugal, colocando em causa o evoluir da sua recuperação.
Registe-se que enquanto treinador da Gimnoanima, Eduardo Mendes, está muito orgulhoso com o desempenho dos seus ginastas nesta competição. Salienta que todo o esforço em treinos e estágios, se reflete nestes eventos cruciais, e agora é o momento de descansar e de definir os objetivos futuros.
Os ginastas da Gimnoanima estão muito felizes com as suas prestações nesta prova e, sentem-se orgulhosos por pertencer a uma delegação tão unida e incansável como é a delegação portuguesa. Agradecem ainda aos familiares, colegas e treinadores, todo o apoio e motivação dada o longo do processo de apuramento e durante os dias da competição.
A delegação portuguesa somou 10 medalhas neste Campeonato da Europa.
(Ventura Saraiva)