Maria Martins conquistou esta 3.ª feira, dia 17, a medalha de prata na prova de eliminação feminina para sub-23 no Campeonato da Europa, que decorre em Apeldoorn, Países Baixos.
A corredora portuguesa fez uma corrida sempre bem colocada, nunca estando em risco de eliminação. Assumindo o favoritismo, Maria Martins teve uma prova de grande desgaste, na procura do melhor posicionamento. As adversárias foram “caindo” uma atrás da outra até ficarem em pista as duas mais fortes.
No duelo a duas, a italiana Chiara Consonni revelou-se mais explosiva, pedalando para a medalha de ouro. Maria Martins foi a segunda classificada. A terceira foi a neerlandesa Marke van der Duin. Foi a décima medalha de Maria Martins em Europeus e Mundiais.
“Foi uma corrida muito competitiva, com bom nível, rápida e bem disputada. Preferi fazer uma corrida segura, para evitar situações de risco. Isso obrigou-me a gastar mais energia, mas foi uma opção consciente. Cheguei um pouco justa à disputa com a Chiara Consonni. Sabia que com ela, que é muito explosiva, teria poucas hipóteses. Tentei levá-la para a parte de cima da pista, mas ela não caiu no ?engodo’. Para o resto do Europeu podem esperar de mim entrega e dedicação. Vou dar o meu melhor em todas as provas, embora o objetivo principal seja o omnium”, afirmou Maria Martins.
A júnior Beatriz Roxo estreou-se em Campeonatos da Europa com o sétimo lugar na prova de scratch para juniores femininas. Fazendo uma corrida conservadora, sempre no seio do pelotão, a portuguesa entrou nas movimentações da última volta que viriam a decidir a corrida a favor da italiana Valentina Basilico, que teve no pódio a companhia da belga Marith Vanhove e da polaca Maja Tracka. Beatriz Roxo conseguiu o sétimo posto entre as 20 participantes, um lugar claramente na primeira metade da classificação.
Rodrigo Caixas foi o primeiro português a competir nestes Europeus que decorrem nos Países Baixos. Disputou a qualificação de perseguição individual, concluindo o contrarrelógio de 4 quilómetros em 4’27’220. Alcançou dois objetivos: melhorou a marca pessoal em cerca de 8 segundos e gastou menos de 4m30s para completar a prova. Este desempenho valeu-lhe o 12.º lugar entre 19 participantes. O vencedor foi o alemão Tobias Buck Gramcko, seguido pelo compatriota Nicolas Heinrich e pelo italiano Manlio Moro.
Portugal volta a estar representado nas competições de quarta-feira. Maria Martins é a primeira a subir à pista, disputando a prova feminina de scratch, às 18h00. Vinte minutos depois Beatriz Roxo corre a eliminação para juniores femininas. Diogo Narciso fecha o dia português em Apeldoorn, alinhando no scratch para sub-23 masculinos, às 18h50.
(Ventura Saraiva)
Press e foto: UVP-FPC