A actual direcção do Sporting Clube de Vila Verde decidiu perpetuar toda a dedicação do antigo presidente António Tojeira Mateus, vulgo Catoxa, dando o seu nome ao seu pavilhão desportivo que ajudou a construir. A cerimónia decorreu neste sábado, dia 4, e foi aberta a convidados, familiares do homenageado, e associados, cumprindo todas as normas em vigor da Direcção Geral da Saúde (DGS), no âmbito da pandemia da Covid 19.
Familiares do homenageado, convidados, patrocinadores, dirigentes, e autarcas, nomeadamente, o vice presidente da Câmara Municipal de Sintra, Rui Pereira, e da União de Freguesias, Guilherme Ponce de Leão. De relevar também a presença do presidente da Associação de Futebol de Lisboa, Nuno Carcomo Lobo, que enalteceu a enorme dedicação de António Mateus na presidência do clube, e no dirigismo desportivo, numa carreira com mais de meio século.
Uma catadupa de mensagens, foi divulgada em vídeo, desde antigos treinadores, seccionistas, filhos e netos, do homenageado, sendo a mais aplaudida, a do internacional Bruno Coelho, que passou por Vila Verde, sendo presentemente, uma das peças fundamentais da selecção portuguesa de futsal.
No descerramento da placa que dá o nome ao pavilhão desportivo, intervieram, o presidente da Mesa da Assembleia Geral, José António do Paço, do vice, José Manuel Patrão dos Santos, do presidente da direcção, Alexandre Duarte, e dos autarcas já referidos.
Reportagem parcial na edição digital do dia 10. Reportagem alargada na edição impressa do dia 17.

Com mais de meio século no dirigismo desportivo, “Catoxa” tem agora o seu nome no pavilhão que ajudou a construir
(Ventura Saraiva)