Semanário Regionalista Independente
Terça-feira Junho 28th 2022

Corrida da Mulher “EDP Lisboa, a Mulher e a Vida” está de volta, e quase esgotada

A iniciativa que já pôs mais de 200 mil mulheres a correr por uma causa, conta este ano também com homens. A edição deste ano foi apresentada esta manhã, em Lisboa e tem as inscrições quase esgotadas. Esta manhã foram muitas as figuras públicas que se associaram a esta causa, entre elas Ágata, Toy, Madjer, Calado, Oceano, Valéria Carvalho, Sofia Reis e Fernanda Freitas.

 O Maratona Clube de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza pela 16ª vez a corrida EDP Lisboa, a Mulher e a Vida, prova que tem como objetivo principal a angariação de fundos para a compra de aparelhos de rastreio do cancro da mama. Esta corrida de 5Km está agendada para dia 5 de junho, às 10:30h, com início em Santos e meta junto à Torre de Belém.

Muitos artistas juntam-se à causa do Maratona Clube de Portugal. Este ano, a iniciativa conta com a presença masculina

Muitos artistas juntam-se à causa do Maratona Clube de Portugal. Este ano, a iniciativa conta com a presença masculina

“Este ano, pela primeira vez, estamos a convidar homens a participar nesta corrida. Não porque o foco deixe de estar na MULHER, mas porque temos tido muitos pedidos nesse sentido. Sabemos que esta doença também afeta os homens, mas em número bastante inferior, pelo que queremos continuar a homenagear a mulher, agora com o privilégio de poder correr ou caminhar acompanhada do filho, marido, familiar ou amigo! As 10.000 inscrições disponíveis estão quase esgotadas, pelo que quem pretende mesmo participar deve inscrever-se já”, informa Carlos Moia, presidente do Maratona Clube de Portugal.

Angariados mais de 850.000 Euros que foram doados à Liga Portuguesa Contra o Cancro

“Em todas as edições, esta prova já angariou mais de €850.000 para a luta contra o cancro da mama, em particular para a compra de equipamentos de rastreio. Contamos chegar este ano aos €900.000 doados à Liga Portuguesa Contra o Cancro. É um valor significativo que queremos continuar a fazer crescer todos os anos”, adianta a organização.

 “Todos os dias morrem 5 mulheres em Portugal com cancro da mama, são mais de 1.850 mortes por ano! Na partida teremos participantes com as mais diversas vivências pessoais e dilemas familiares impressionantes. É para todas e para todos que organizamos um momento de animação especial na partida, com um concerto da cantora Ágata”, adianta ainda Carlos Moia.

Atletas portugueses de topo também marcam presença para lutar pela vitória nos dois sectores, masculino e feminino

Do ponto de vista competitivo estarão presentes as melhores fundistas da atualidade, Jéssica Augusto, Dulce Félix e Sara Moreira. E ainda algumas das mais conceituadas atletas nacionais, com especial destaque para Doroteia Peixoto e Susana Godinho. Estarão ainda presentes Luzia Dias e Rosa Mota, esta última na condição de madrinha da prova. Considerada como uma das melhores maratonistas de sempre a nível mundial, a campeã olímpica de Seul’1988 e mundial de Roma’1987 abrilhantará uma festa desportiva que conta pela primeira vez com atletas de elite masculina.

Hermano Ferreira, recente 12.º classificado na EDP Meia Maratona de Lisboa, é o nome principal do setor masculino, estando ainda confirmada a companhia de Hélder Santos e Carlos Costa. O veterano Armando Aldegalega, figura incontornável do atletismo nacional, marca também presença nesta edição. Foi dez vezes campeão nacional da maratona e nesta corrida conquistará uma medalha única, para juntar às suas importantes medalhas, conquistadas em competições europeias e mundiais.

A corrida terá transmissão em direto na RTP1, RTP Internacional e RTP África, chegando assim a 200 milhões de telespectadores.

(fonte e foto: Maratona CP Comunicação)

Edição JS/Ventura Saraiva

 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.