Terminou ao fim desta manhã de domingo, dia 12, na Expo Pombal, a 2.ª Jornada do Campeonato Nacional da II Divisão em Pista Coberta, competição que teve a presença da Juventude Operária de Monte Abraão (JOMA) no sector feminino. Alternando a vaga em aberto para o 3.º lugar, com o SC Braga, e Fundação Salesianos (Estoril), dada a superioridade demonstrada pelas equipas da ADRAP (Madeira),e GRECAS (Aveiro), 1.º, 2.º, respectivamente, a equipa de Monte Abraão, conseguiu na parte final, com a vitória no Salto à Vara (Juliana Campos), e o 2.º lugar na Estafeta 4x400m), alcançar o terceiro posto, com 66 pontos, superando a do Salesianos que somou 62.
A abertura dos campeonatos, no sábado, dia 11, começou de forma brilhante com a vitória de Tamiris De Liz, nos 60 metros, com esta atleta a participar no Salto em Comprimento, onde obteve o 4.º lugar. No Lançamento do Peso, Enya O Driscol, alcançou o 6.º lugar, o mesmo que Inês saraiva, nos 1.500 m.
No Salto em Altura, Catarina Gomes, com um salto válido na 1.ª tentativa (1m52cms), garantiu o 2.º lugar, e nos 3.000 m Marcha Atlética, Catarina Costa, classificou-se na sexta posição. Nos 400m planos, Carolina Duarte, com uma excelente corrida, entrou no 4.º lugar, mas a soma dos pontos ao final da jornada 1, era abaixo do esperado para alcançar o pódio.
No domingo, dia 12, houve muitas trocas de posições entre o SC Braga, Salesianos, e JOMA, apesar da entrada forte de Juliana Campos, no Triplo Salto, onde alcançou o 2.º lugar. Maria Pedro, fez 3.º, nos 60 m Barreiras, e surgiu a vitória de Juliana Campos, na Vara a deixar tudo em aberto na pontuação. Vieram os 800 m, e o 7.º lugar de Inês Saraiva, assim, como o 8.º de Carolina Monteiro, nos 3.000 planos, voltou a baixar as expectativas, mas a vitória na Série 1 da Estafeta 4×400 m), com um registo de 4,03,52, daria o 2.º lugar (7 pontos), afastaria a Fundação Salesianos do pódio que com o 6.º lugar, somaria apenas 3.
Nota de destaque para a Associação Desportiva Ribeira de Pena (ADRAP), da Madeira que fez a “dobradinha” em femininos e masculinos, conquistando os títulos de campeão nacional da II Divisão. O GRECAS (Aveiro) sagrou-se vice-campeão em femininos, A Associação Senhora do Desterro (Guarda), acabou no 2.º lugar em masculinos. com os mesmos pontos da colectividade madeirense, com o desempate a ser favorável aos insulares.
Ventura Saraiva)
foto: cortesia joma