Semanário Regionalista Independente
Quarta-feira Julho 16th 2025

Cidade de Viseu preparada para receber os nacionais de pista da I, e II Divisão

Foram apresentados, na  quarta-feira, dia 10,  no Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu, as finais da I e II divisão dos Campeonatos Nacionais de Clubes em Pista ao Ar Livre, que este fim-de-semana (13, e 14 decorrem na pista de atletismo do Estádio Municipal do Fontelo.

Final de clubes em Viseu

Com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, foi o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, professor Jorge Vieira, que começou a apresentar a competição, manifestando a sua satisfação por se realizarem “aqui as finais dos nacionais de clubes, prova cimeira do calendário nacional. Aqui estarão os melhores clubes e atletas nacionais”.

Aproveitando a oportunidade, Jorge Vieira realçou o trabalho positivo alcançado com a pista do Fontelo, “com uma qualidade que muitos qualificam como a melhor do país, mas criticou a falta de investimento “o maior distrito de Portugal, com 24 concelhos, que apenas possui uma pista de atletismo, felizmente esta em Viseu”.

Sobre os campeonatos, “teremos aqui a modalidade instalada neste fim-de-semana, a menos de um mês dos Jogos Olímpicos, e esperamos que estejam aqui os melhores atletas, que evidenciem já aqui uma forma que os deixe ainda melhor em Paris, afirmou Jorge Vieira, apresentando as duas taças, “que circularão anualmente pelos campeões, que têm espelhadas na sua base as equipas campeãs, que são o simbolismo do empenho dos mais de 700 clubes filiados na federação, com estes a serem o seu expoente máximo”.

Para o anfitrião, o Município de Viseu, por intermédio do seu presidente, “é uma honra, seguramente, receber esta competição, numa cidade que deu um nome grande ao atletismo, Carlos Lopes, sendo que está prestes a cumprir-se 40 anos de ter obtido a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal, mas eu recordo ainda outros nomes que dignificaram a região, como Manuel de Oliveira e Anacleto Pinto”.

“Pessoalmente”, disse ainda Fernando Ruas, “sinto-me privilegiado por ter qualificado a pista do Fontelo na minha primeira passagem por este município e nesta segunda passagem termos podido requalificar a pista para podermos receber grandes competições como esta”.

No final da apresentação procedeu-se ao sorteio das equipas pelas suas posições nas pistas, nas diversas corridas, e ordem de ensaios nos concursos.

O sorteio da final da primeira divisão foi feito por Fernando Ruas e Jorge Vieira.

Recorde-se que na II Divisão irá competir a Juventude Operária de Monte Abraão-JOMA que na fase de apuramento ficou no terceiro lugar do grupo que garantiu a presença no escalão secundário.

Fonte, e foto: FPA Comunicação

 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.