Maria Salgado sagrou-se no domingo, dia 28, campeã nacional feminina Sub-20 pela primeira vez na carreira, confirmando a conquista durante o Projunior Santa Cruz, derradeira prova do Junior Tour 2024, que foi vencida precisamente por Maria Salgado, no lado feminino, e por Martim Nunes, que fez o pleno no lado masculino com quatro vitórias em etapas, depois de ter assegurado o título nacional Sub-20 masculino de forma antecipada durante a penúltima etapa.
Após a conquista de Martim Nunes na etapa anterior, em Santa Cruz, numa etapa inserida no festival Ocean Spirit, as atenções estavam centradas na luta pelo título feminino, com Maria Salgado e Erica Máximo na disputa pelo triunfo. Tudo se decidiu nas meias-finais, onde Maria Salgado venceu Lua Escudeiro, enquanto Erica Máximo foi derrotada por Gabriela Dinis.
Mesmo com o primeiro título da carreira nesta categoria já assegurado e depois de ter dado o início da festa numa prova em que competiu em casa, a jovem surfista do Oeste, de 17 anos, não se contentou e juntou ao título a vitória na etapa, depois de vencer Gabriela Dinis, a anterior campeã nacional Sub-20, na final da prova feminina, que foi decidida por somente 0,60 pontos – 13,50 pontos de Salgado contra 12,90 de Dinis.
“Estou muito feliz por ter vencido aqui em Sant Cruz”, começou por afirmar a nova campeã nacional Sub-20 feminina. “Estavam ondas muito boas, que permitiram fazer uma final ultracompetitiva. Isto depois de me ter sagrado campeã nacional após as meias-finais, o que já me tinha deixado muito contente. Vou continuar a trabalhar e a dar tudo para os próximos campeonatos”, sublinhou.
Já na prova masculina, o desfecho em Santa Cruz foi em tudo idêntico ao das três etapas anteriores. O já consagrado campeão nacional Martim Nunes levou tudo à frente até à final, onde teve duelo marcado com o vice-campeão nacional Francisco Ordonhas. Nunes somou 15,10 pontos que lhe renderam a quarta vitória em outras tantas etapas do Junior Tour 2024, terminando a época de forma imaculada.
“Estou bastante feliz por ter conseguido vencer a última etapa do circuito”, disse Martim Nunes após a sexta vitória em etapas do Pro Junior Tour em nove etapas realizadas nos últimos três anos, onde fez sempre a final em todas elas. “Acima de tudo, fico feliz por as ondas terem sido de grande qualidade e me ter divertido imenso dentro de água. É um resultado que me dá motivação para os campeonatos que se seguem a nível europeu”, rematou.
Resultados Projunior Santa Cruz:
Final masculina: Martim Nunes 15,10 x Francisco Ordonhas 14,30 pontos
Final feminina: Maria Salgado 13,50 x Gabriela Dinis 12,90 pontos
Melhor onda masculina: João Roque Pinho, 9,25 pontos
Melhor onda feminina: Maria Salgado, 7,25 pontos
A quarta etapa do Junior Tour foi uma prova organizada pela Onda Pura e Associação Nacional de Surfistas, inseriu-se no Festival Ocean Spirit e contou com o apoio local da Câmara Municipal de Torres Vedras e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
Texto: AN Surfistas Comunicação
Foto: Crédito: Santa Cruz Ocean Spirit