Teresa Bonvalot alcançou, na sexta-feira, dia 20, a final do Pro Anglet, quarta etapa da temporada 2024/25 do circuito de qualificação europeu da World Surf League. A surfista portuguesa registou a melhor prestação entre a armada lusa, ao quedar-se no quarto posto da prova feminina, com Afonso Antunes a ser 7.º na prova masculina, depois de cair nas meias-finais.
Com a prova francesa, cujo período de espera terminava no próximo domingo, a ser marcada pela escassez de ondas, a organização optou por não fazer rondas man-on-man e woman-on-woman, com os heats decisivos a serem disputados a quatro surfistas. Foi dessa forma, que Teresa e Afonso, os únicos portugueses a conseguirem passaporte para o dia final, estiveram em competição esta manhã.
Do lado masculino, Afonso Antunes acabou por não conseguir melhor que a quarta posição no heat 2 das meias-finais, com 8,50 pontos. Um resultado que só não permitiu ao jovem português manter-se na liderança do ranking europeu masculino porque a vitória em Anglet sorriu ao basco Keoni Lasa.
Nas contas da qualificação para as Challenger Series 2025, Antunes ocupa, agora, a 2.ª posição do ranking europeu, estando bem lançado para garantir o top 5 final e a vaga no circuito que apura os surfistas que se irão juntar à elite mundial.
Do lado feminino, a ação começou da melhor forma para Teresa Bonvalot, com um triunfo robusto na primeira semifinal, depois de registar 14,10 pontos. Só que no heat decisivo a campeã nacional não encontrou ondas de qualidade e acabou por somar apenas 5,17 pontos, contra 11,83 da francesa Tya Zebrowski, 8,23 da basca Annette Gonzalez Etxabarri e 7,84 da israelita Anat Lelior.
Apesar de ter chegado à final, Bonvalot ocupa, agora, o 5.º posto do ranking, ainda que bem posicionada na luta pelo acesso às Challenger Series, uma vez que ainda só realizou dois eventos na presente temporada. Francisca Veselko, que foi 9.ª em Anglet, segue na 6.ª posição do ranking, e Carolina Mendes, que também foi 9.ª na prova gaulesa, no 8.º posto.
O circuito QS europeu entra, agora, num período de pausa, não estando previstas mais provas até final do ano civil. Contudo, a ação deverá regressar nos primeiros meses de 2025, para a reta final que vai definir as vagas europeias para o circuito Challenger Series 2025.
Info e foto: AN Surfistas
Créditos: WSL
.