Antecipando o Dia Mundial da Dança, celebrado a 29 de Abril, a Quinta da Ribafria recebeu nos dias 26 e 27 (sábado e domingo), o “Festival Corpo 2025” na sua 17.ªEdição e que voltou a afirmar-se como o maior Encontro Internacional de Dança, com entrada livre.
Este ano, o certame atingiu uma dimensão ainda maior, ao confirmar a participação de bailarinos internacionais vindos de diversas regiões do mundo, nomeadamente da vizinha Espanha, Suíça, Chile, Índia, Angola, Colômbia, Rússia, e Brasil (São Paulo e Manuá), reforçando a missão de massificar e democratizar as artes, e a dança em particular.
Durante os dois dias, rumaram à Quinta da Ribafria, centenas de estruturas ligadas à dança, incluindo academias, escolas, companhias profissionais, e amadoras, numa soma que atingiu os quatro milhares de bailarinos.
Integrados no programa houve convite aos artistas plásticos, artesãos, terapeutas, e até ao público para workshops gratuitos pela Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra (EPRPS), no Palácio da Quinta).
O evento teve Coprodução, Ai a Dança! Fundação Cultursintra, e União de Freguesias de Sintra. Os apoios foram da União das Freguesias do Cacém e S. Marcos, União das Freguesias de Almargem do Bispo, Montelavar e Pêro Pinheiro, e SMAS de Sintra.
(Reportagem completa na edição de sexta-feira, dia 2 de Maio), em www.jornaldesintra.com
Ventura Saraiva