Semanário Regionalista Independente
Quarta-feira Abril 24th 2024

[Capa 15-01-10] Comerciantes juntam-se à autarquia para dinamizar S. Pedro

Gravura de Real Bordalo


A iniciativa da Junta de Freguesia de S. Pedro de Penaferrim de cooperar com os comerciantes daquele lugar para atrair mais visitantes, promovendo o comércio local através de feiras mensais temáticas, tem prevista como data de início este domingo, dia 17, a partir das 9 horas.

Em reunião com alguns comerciantes daquela zona e a Junta de Freguesia de S. Pedro, no dia 8 do corrente,  foi apresentado o projecto, cujo principal objectivo é promover aquele que é um local que, de acordo com a opinião geral dos presentes, necessita de dinamização.

A Junta, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, apresentou, assim, o plano de organizar uma feira no primeiro domingo de cada mês, com excepção desta primeira, que se realizará este domingo, no Largo D. Fernando II. Os temas serão variados, sendo a do dia 17 dedicada ao artesanato e produtos biológicos. Haverá expositores, onde estarão presentes representantes de entidades do concelho, como o Grupo de Artesãos do Vale de Eureka (GAVE) – dos quais 25 artesãos estão inscritos para exporem e venderem trabalhos nesta primeira feira – e a Alagamares, mas também, actividades paralelas complementares ao tema de cada feira.

Ao contrário de outros eventos que se realizaram naquele largo, não haverá stands de “comes e bebes” no sentido de dinamizar, não apenas o comércio local constituído por lojas diversas, mas também os restaurantes, cafés e bares de S. Pedro. Este projecto representa uma medida de apoio ao desenvolvimento local que, apontou Fernando Cunha, presidente da Junta, “vai ter pernas para andar”. Também presente na reunião esteve Lucinda Tavares, responsável pelos pelouros da Cultura e do Turismo, entre outros, que classificou como “ambicioso” este projecto. Para além das feiras temáticas mensais, foi também lançada a intenção de se organizarem feiras biológicas e de velharias todos os sábados, uma vez que esses são duas vertentes que têm registado cada vez maior interesse e procura.

Feira Medieval IFeira Medieval II

[Fotos da última Feira Medieval realizada no Largo D. Fernado II, em S. Pedro de Penaferrim]

Ano-piloto do projecto

Depois de aprovado o Orçamento Municipal que, este ano, baixou em 18,6 milhões, é natural que as verbas para este tipo de projectos não correspondam às expectativas. No entanto, o autarca da freguesia mostra-se optimista e revela a vontade de “arrancar rapidamente com o projecto”.

A ideia abrange diversas componentes, de entre as quais se destaca o apoio, no que toca aos transportes, de um comboio que mobilize mais visitantes ao Largo e de animação nocturna, no mês de Agosto.

Considerado um “ex-libris” de S. Pedro de Penaferrim, o Largo D. Fernando II necessita, no entanto, de “remodelação”, de acordo com Fernando Cunha, que aponta a necessidade de casas de banho, bancos e mesas, uniformização das esplanadas e arranjo de quatro dos candeeiros que não funcionam, para assim preparar o local para todas as feiras que estão calendarizadas, neste que é o “ano-piloto” do projecto.

Próximas feiras (primeiro domingo de cada mês):

Feiras S. Pedro Penaferrim

Texto e fotos: Vanessa Sena Sousa
Gravura: Real Bordalo

Reader Feedback

One Response to “[Capa 15-01-10] Comerciantes juntam-se à autarquia para dinamizar S. Pedro”

  1. jully lima diz:

    Meu amigo vc esta de parabens .
    ESTE JORNAL MOSTRA O QUANTO VC SE PREOCULPA COM O BEM ESTA DA COMUNIDADE ,E TBM O QUANTO ÉS ORGANIZADO.
    MUITO BOM.
    JA PARTICIPEI DE UM TRABALHO ASSIM EM MINHA CIDADE E NAO DEU CERTO PQ COMEÇOU A ENCOMODAR MUITA GENTE QUE SO TRABALHA AOS EMPURRÕES.
    ESPERO QUE VC AE DE MUITOS FRUTOS.
    AMEI ESTE JORNAL ELABORADO POR VC .
    TENHO MUITO ORGULHO DE SER MEU AMIGO.
    BJS DA AMIGA JULLY.
    CIDADE =ARACAJU
    ESTADO-SERGIPE.
    PAÍS-BRASIL.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.