Semanário Regionalista Independente
Domingo Dezembro 15th 2019

Cabo Verde vencedor do II Mundialinho da Integração

A final do II Mundialinho da Integração disputado no domingo 1 de Agosto culminou com a vitória da selecção Cabo-verdiana por 1-0 frente à equipa de Angola (país vencedor da edição do ano passado).

Brasil foi a equipa que conquistou o 3.º lugar do torneio apenas através da marcação de grandes penalidades, o que comprova o equilíbrio entre a selecção carioca e a equipa da Moldávia. Após um empate a duas bolas, Brasil conseguiu vencer aos moldavos por 9-8.

Logo após o Brasil ter vencido entraram em campo a música e a dança tradicionais africanas. Também o grupo feminino Hip Hop de Batom mobilizou as hostes, que aguardavam a disputa futebolística final, com uma canção de alerta para a infecção pelo VIH e outra de protesto contra a mutilação genital feminina.

O ambiente de festa e harmonia também de alastrou entre as bancadas do estádio. Neste caso em particular há que destacar a música e o apoio promovido pelo grupo Rola Samba da Amadora.

Além do apuramento da selecção vencedora do torneio procedeu-se à entrega da taça e respectivos prémios: melhor marcador, melhor jogador, melhor guarda-redes, fair-play e troféu Comunidade.

Promover o convívio e uma melhor integração entre as comunidades imigrantes em Portugal, foi o mote para a realização do Mundialinho da Integração no nosso país.

O futebol foi a linguagem de ligação entre as dezasseis equipas participantes.

O Mundialinho da Integração é um evento organizado pelas autarquias lisboeta e sintrense, em parceria com a Associação Portuguesa dos Árbitros de Futebol e a empresa ICE – Ibérica Comunicação Empresarial.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.