Semanário Regionalista Independente
Quinta-feira Abril 25th 2024

Espectáculo equestre no 1.º Open Horseball Portugal


A primeira jornada do Open de Horseball Portugal, que decorreu no passado fim-de-semana, dias 25 e 26 de Setembro, no Centro Hípico da Beloura, ficou marcada pela mistura de jogadores de vários handicaps (do 1 ao 4), aliada à participação de estrelas do horseball francês, o que contribuiu claramente para um equilíbrio entre as equipas, resultando num espectáculo equestre emotivo e grande nível técnico.

A primeira partida colocou frente a frente as equipas HBall TV, com Nicolas Thiessard, Joaquim Mota, e João Pedro Cardiga (ambos da selecção nacional), Ricardo Tavares, Filipe Parreira e Pedro Campeão que venceu por 9-4 a EQUI-TREK composta por Romain Depons, o internacional francês, Frederico Cannas e João van Uden, membros da selecção nacional e André Mota, João Mendes e Diogo Santos.

No segundo jogo a equipa The Famous Grouse, foi mais forte, vencendo a  Mike Davis  por 10-4.

Pela Famous Grouse alinharam Mikel le Gall (internacional francês), Vasco Laranjeira e João Tiago Ribas (selecção nacional), Francisco Chambel, João Dinis e Jorge Pereira e pela Mike Davis Jean Baptiste Depons (o internacional francês), José Reffóios e José João Campeão (jogadores da selecção nacional), Miguel Mendes, Diogo Vaz e Alexandre Reffóios

No Open de Sub-16, onde a Academia João Cardiga participa com 5 jogadores –  a mistura de vários níveis de jogadores surtiu efeito idêntico ao dos seniores e o resultado foram jogos bem disputados mesmo com crianças com apenas 11 anos.

A classificação provisória é liderada pelo Mundo da Equitação, com 6 pontos, seguida da AprendeMais.pt com 3 pontos e pela SF Horse Sense com 0 pontos.

Outras informações:

Este evento conta com a participação de 20 conjuntos nacionais e a presença especial de quatro jogadores da selecção nacional francesa (total 24 cavaleiros).

As verdadeiras estrelas do horseball mundial -  Jean Baptiste Depons, Mikel Le Gall, Nicolas Thiessard e Romain Depons -  que suscitam enorme curiosidade, aliada a uma profunda admiração dos fãs do horseball, são sorteados um por equipa, de forma a criar uma competição equilibrada, em 4 equipas.

Paralelamente decorre, ainda, um Torneio Feminino, também, com quatro equipas, e o Open de Portugal Sub-16 anos, com 12 jogadores.

Para a constituição das equipas foi atribuído um handicap a cada jogador:

Handicap 4: Frederico Cannas, João Pedro Cardiga, João Tiago Ribas, João van Uden, Joaquim Mota, José João Campeão, José Reffóios e Vasco Laranjeira;

Handicap 3: André Mota, Francisco Chambel, João Ricardo Tavares e Miguel Mendes;

Handicap 2: Diogo Vaz, Filipe Parreira, João Diniz e João Mendes;

Handicap 1: Alexandre Reffóios, Diogo Santos, Jorge Pereira e Pedro Campeão.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.