Foram seis, os atletas que representaram Portugal nos Campeonatos do Mundo de Meia Maratona, que se realizaram no sábado, dia 17, em Gydnia, na Polónia. Do lado masculino, a equipa composta por Samuel Barata, Rui Pinto, Luís Saraiva e Nuno Lopes, alcançou o 19.º lugar ,naquela que foi a estreia de todos os seus elementos nesta competição. Do lado feminino, representaram Portugal Sara Moreira e Jéssica Augusto.
Samuel Barata foi o melhor português e 13.º melhor europeu, com a marca de 1h02m19s, recorde pessoal, cumprindo, assim, o objetivo a que se propôs. Luís Saraiva também superou o seu recorde pessoal, sendo o segundo melhor português a chegar à meta (78.º), com o tempo de 1h03m56s. Nuno Lopes terminou a prova com o tempo de 1h06m30s. Rui Pinto desistiu.
No dia do seu aniversário, Sara Moreira, que passou por duas épocas de lesões, foi a melhor portuguesa e a 17.ª europeia, terminando na 39.ª posição, com o tempo de 1h11m39s, a melhor marca nacional feminina da época na distância. Jéssica Augusto terminou a prova em 82.º lugar, com o tempo de 1h15m29s, a segunda melhor marca nacional feminina da época na distância.
(VS)
foto: cortesia FPF- comunicação