Semanário Regionalista Independente
Segunda-feira Abril 29th 2024

Delmino Pereira eleito vice-presidente da União Ibérica de Ciclismo

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, foi eleito, na noite de ontem terça-feira (dia 18, vice-presidente da União Ibérica de Ciclismo (UIC). A eleição aconteceu durante a Assembleia Geral Constituinte do novo organismo.

 A reunião que fundou a UIC aconteceu no Panamá, onde decorrem os Campeonatos Pan-Americanos de Ciclismo. O novo organismo internacional e intercontinental de ciclismo agrupa as federações europeias de Portugal, Espanha e Andorra, assim como as federações de ciclismo ibero-americanas, africanas e asiáticas de língua oficial portuguesa ou castelhana.
Participaram 28 países na reunião fundadora e na votação do primeiro Comité Diretor, que terá como presidente o cubano José Manuel Peláez. O 1.º Vice-Presi,dente é o panamiano Vicente Carretero. O espanhol José López Cerrón é o vice-presidente para a área hispânica e Delmino Pereira é o vice-presidente para a área dos países de língua oficial portuguesa.
Representantes de 28 países marcaram presença na Assembleia Geral Constituinte

Representantes de 28 países marcaram presença na Assembleia Geral Constituinte

Além de Portugal, participaram na Assembleia Geral Constituinte mais oito federações de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
 O português e o castelhano são as línguas oficiais da UIC, cuja sede oficial é em Madrid, nas instalações da Real Federação Espanhola de Ciclismo.
 Os estatutos da UIC definem três objetivos primordiais:
- Ajudar a promover, difundir e desenvolver o ciclismo nos países seus filiados, para alcançar uma cooperação entre si e a busca do melhor desenvolvimento do ciclismo.
- Favorecer o encontro, o diálogo e a partilha de informação e conhecimento entre as federações de expressão espanhola e portuguesa.
- Fomentar a criação dos projetos de assistência, intercâmbio, apoio e aliança que sejam necessários entre as federações ibéricas suas filiadas.Para isso, a federações fundadores propõem-se reunir sempre que necessário e regularmente por ocasião da celebração de competições internacionais, assim como constituir grupos de trabalho, comissões e comités necessários para o bom desempenho das diferentes áreas que compõem o ciclismo.

Além de vice-presidente da recém constituída UIC, Delmino Pereira é também vice-presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), presidente da Comissão de Ciclismo de Estrada da UEC e membro da Comissão de Ciclismo de Estrada da União Ciclista Internacional (UCI).
Delmino Pereira, presidente da FPC/UVP

Delmino Pereira, presidente da FPC/UVP

(fonte e fotos: FPC/UVP)
Ventura Saraiva

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.