Lourenço Antunes alcançou o pódio na categoria cadete 4 tempos no Campeonato de Portugal de Karting, terceira ronda que teve lugar no Kartódromo do Algarve no domingo, dia 14. O piloto aruilense (Almargem do Bispo), de apenas 7 anos começou forte nos treinos, onde chegou a rodar em 2º lugar, apesar de ter capotado numa saída de pista logo na sexta-feira, 12. Terminou os treinos cronometrados em 3º lugar e estava mais do que pronto para a primeira corrida, mostrando uma vez mais grande resiliência após a capotagem aparatosa.
Embora não tenha realizado uma sessão de treinos livres por recomendação do corpo de Bombeiros presente, Lourenço Antunes avançava com confiança para a primeira corrida, onde partiu do 3º lugar da grelha. Ao longo da corrida 1, chegou a aproximar-se do 2º lugar, mostrando a sua evolução naquele que é o seu ano de estreia nesta categoria.
Para a segunda corrida Lourenço Antunes arrancava de último lugar, devido a uma falha na partida largada causada pela má carburação do seu Kart, uma situação que 2 comprometeu o resultado da corrida 2, onde o piloto não conseguiu ir além do 7º lugar devido às falhas de aceleração do Kart.
O balanço do fim-de-semana é bastante positivo para Lourenço Antunes uma vez que o incidente não afetou psicologicamente o piloto que, para primeiro ano, teve um desempenho exemplar que o levou à conquista do pódio na primeira corrida. A segunda corrida também foi de aprendizagens, já que nem sempre estão reunidas as condições para fazer melhor, apesar disso, Lourenço Antunes está focado e a acumular bons pontos para o campeonato que pretende concluir no pódio!
“No primeiro treino saí da pista e fui a rebolar com o capacete no chão e o Karting em cima de mim mas, assim que o kart parou com as rodas no chão fui logo para a pista, queria andar de Kart. Na primeira corrida já estive mais próximo dos pilotos mais rápidos e na segunda corrida o Kart estava a falhar e eu não conseguia acelerar. Para a próxima vai correr ainda melhor.”
Já o pai do Lourenço Antunes e também piloto, Gil Antunes, não ganhou para o susto:
“Quando o vi a sair da pista e a capotar fiquei receoso que se tivesse magoado e ganho medo mas o Lourenço teve uma garra incrível… O Kart depois aterrou com as rodas no chão e ele seguiu logo para a pista, demonstrou uma força de vontade e uma persistência incrível, estou muito orgulhoso da prestação do Lourenço e com os resultados deste fim-de-semana.”
O piloto Lourenço Antunes já se foca na próxima prova do campeonato de Portugal de Karting que vai ocorrer entre os dias 22 e 23 de Julho no Kartódromo de Braga.
(texto e foto: Gil Antunes Comunicação)
Ventura Saraiva