Praticamente duas semanas após a conclusão do quadro competitivo que teve início em Dezembro de 2024, e que terminou no passado 10 de Junho, a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Oeiras promoveu no auditório da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, este sábado, dia 28, a cerimónia de entrega de prémios aos melhores classificados, desde os escalões de sub 10, a M80, nos masculinos, e F70, no sector feminino. Duas dezenas de atletas do concelho de Sintra que representam colectividades oeirenses entraram no “Quadro de Mérito”- Top 10, relevando-se a conquista do 1.º lugar de Ana Bilé Coutinho (F35), e Lourdes Romero (F65), ambas do GRD Ribeira da Lage (Porto Salvo). No 2.º lugar e como vice-campeões do seu escalão, João Caldeira (LAPSC) M60; Lúcia Bilé Silva (GRD R. Lage) F60; Mário Gonçalves (“Os Fixes”) M75.
Apesar do auditório completamente lotado, faltaram à cerimónia muitos atletas premiados, incluindo os escalões jovens, com os dez mais pontuados a receber o respectivo galardão, devidamente personalizado. O programa começou com a actuação em palco do grupo de dança do Bairro dos Navegadores (Porto Salvo), um projecto artístico inclusivo que visa promover a integração social e desenvolvimento pessoal dos jovens através das artes.
As 42 edições do Troféu CMO-Corrida das Localidades foram destacadas pelo Vereador do Desporto, Pedro Patacho, como exemplo de resiliência a partir do chamado “Desporto para Todos” no período a seguir ao 25 de Abril de 1974, e muito por influência do então Director Geral dos Desportos, Melo Carvalho.

Associação Desportiva NúcleOeiras renova título de campeão, mantendo a hegemonia dos anos recentes na classificação colectiva
A Corrida das Localidades acabaria por vingar com sucesso, e muitos outros municípios seguiram a mesma via da corrida popular. O concelho de Oeiras, reúne actualmente na organização do atletismo, 12 clubes, com provas em vários locais de Dezembro a Junho. As equipas “Extra-concelho” são também premiadas pela sua regularidade, e em muitos casos acrescentam competitividade às várias corridas. Na época que agora terminou, a média de participação foi de 800 participantes, calculando-se que o número total chegue aos nove mil nas 11 corridas do quadro competitivo.
Nas equipas, a Associação Desportiva NúcleOeiras (ADNO) voltou a vencer, mantendo a hegemonia nos títulos colectivos. Pontuaram 55 equipas, sendo 21 do concelho, e as restantes de vários municípios. A melhor pontuação foi conseguida pelo Clube de Atletismo de Vale Figueira (Loures), seguido por Correr Loures, e pódio “Extra-concelho” a ficar completo com Agualva Runners.
(ventura saraiva)